Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Dois incêndios podem ter tido a mesma causa
Quinta-feira, 30 de Outubro de 2003
 
O incêndio que destruiu o Volvo de Herberto Heinen na rodada paulista do Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck, e o fogo que consumiu todo o caminhão do também gaúcho Jorge Fleck (também um Volvo) durante um treino em Guaporé podem ter tido a mesma causa.

Esta conclusão pode ser tirada a partir do que disse o Presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional Nestor Valduga, segundo quem "O fogo no caminhão do Heinen nos alertou a respeito do fato de que o cardã do caminhão passava exatamente embaixo do tanque de Diesel", disse, emendando que "a partir desta constatação, vamos trabalhar para evitar que esse absurdo continue a acontecer", finalizou.

O caminhão de Macarrão e o tamanho da guarnição

Carlos Montagner, o Diretor de Provas do Brasileiro da Fórmula Truck, disse que o incêndio que alijou da corrida em São Paulo o paulista Eduardo Fraguas, o ?Macarrão?, poderia ter sido evitado se o piloto tivesse obedecido a determinação de parar dos Comissários: "Quando o caminhão pegou fogo pela primeira vez, ele atendeu a determinação de entrar nos boxes, onde o incêndio foi apagado. Depois, porém, o Macarrão decidiu seguir na pista, apesar da sinalização para que entrasse na área de serviços", contou Montagner.

Valduga disse que o fogo que tomou conta do bruto de Fráguas foi causado pelo rompimento da mangueira do fluido de freio: "A mangueira se rompeu, e o incêndio começou quando o fluido caiu sobre o tambor, que obviamente estava bastante quente", disse o Presidente do CTDN.

Com relação aos incêndios sucessivos nos brutos, Valduga fez um alerta: "Seria muito interessante que as brigadas de incêndio que atuam na Fórmula Truck se equipassem melhor. É mais ou menos como numa cidade onde há apenas casas térreas, onde uma guarnição de Bombeiros é suficiente. Já numa cidade onde há prédios de 50 andares, é necessário que hajam bem mais guarnições de Bombeiros?, comparou. ?E apagar incêndio num caminhão é bem mais complicado que debelar o fogo num monoposto, por exemplo", finalizou.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 31/05 - Veja os tempos de todos os pilotos no último treino
 31/05 - Freitas novamente na frente em Pinhais
 31/05 - Ralf e Kimi formarão a primeira fila em Monte Carlo
 31/05 - Dalziel na pole. Orsi vai sair em quinto
 31/05 - Coulthard na frente no ensaio final
 31/05 - Raikkonen dominou o primeiro treino
 30/05 - Cancelada a classificatória. Tagliani largará na pole
 30/05 - Chuva atrasa a classificatória em Milwaukee
 30/05 - De olho na telinha
 30/05 - Tagliani dominou. Haberfeld ficou com a terceira marca
 30/05 - Os dez melhores no segundo treino da Clio
 30/05 - Freitas concluiu na frente o ensaio em Pinhais
 30/05 - Os "Top Ten" no segundo treino da F-Renault em Pinhais
 30/05 - Os dez primeiros no treino inicial da Clio
 30/05 - Fabio Carreira voltou a andar na frente pela Clio
 30/05 - Domínio brasiliense no primeiro treino em Pinhais
 30/05 - Wirdheim é o pole. Sperafico completará a primeira fila do grid
 30/05 - Jourdain encerrou na frente o segundo treino em Milwaukee
 30/05 - Matsuura foi o melhor. Melo Júnior fechou a 7ª marca
 29/05 - Tracy dominou. Haberfeld ?segurou as pontas? para o Brasil

... 629 630 631 632 633 634 635 636 637 638 639 640 641 642 643 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados