Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Sonho de Fórmula 1: Dallara e Lola salvaram-se; Reynard faliu
Terça-feira, 31 de Agosto de 2004
 
O sonho de fazer sucesso na Fórmula 1 já levou a falência algumas construtoras de chassis que sempre se saíram bem em categorias como Fórmula 3, Fórmula 3000 e até mesmo produzindo protótipos. A própria Dallara, que agora volta a ter interesse na principal categoria do automobilismo mundial passou por dificuldades no período em que esteve junto com a Scuderia Italia entre 1988 e 1992.

?Decidimos não investir muito dinheiro na Fórmula 1. Eu dei a eles todo o suporte técnico, pessoal e intelectual. Posso dizer que usamos apenas 30% de nossas capacidades e mesmo assim foi uma situação difícil de controlar?, lembra-se Giampaolo Dallara, fundador da empresa que hoje atua com sucesso na Fórmula Indy, Fórmula 3 e World Series By Nissan.

Em 1999, a empresa voltou a tentar estrear na Fórmula 1 onde construiu, a pedido da Honda, um monoposto completamente novo. O projeto não foi a frente devido a morte do projetista Harvey Postlethwaite e a montadora japonesa decidiu retornar à categoria apenas como fornecedora de motores.

Quem quase sucumbiu nessa idéia foi a Lola, que em 1997 investiu todo seu potencial num carro que sequer conseguiu classificar-se para a primeira corrida daquela temporada, com os pilotos Vicenzo Sospiri e Ricardo Rosset. O resultado foi tão ruim que a principal patrocinador, a Mastercard, pulou do barco antes que ele afundasse.

As dívidas foram tantas e o retorno tão pouco que o fundador da companhia Eric Broadley foi forçado a vende-la para o irlandês Martin Birrane, que fez uma reformulação completa em toda sua estrutura e recolocou a Lola no caminho de vitórias e conquistas.

Melhor sorte não teve a Reynard, cujo fundador ? Adrian Reynard ? sempre quis fazer sucesso na Fórmula 1. A empresa chegou a participar do projeto do Benetton B192 (onde inclusive vendeu sua fábrica em Enstone para a equipe) e do carro usado pela Pacific em 1994. Já nessa tentativa, quase foi a falência mas foram salvos pelo sucesso na Fórmula 3000 e Fórmula CART, onde apareceu muito bem.

Ainda sem abandonar o sonho, Adrian Reynard associou-se a British American Racing, onde tinha 15% das ações da equipe. Com um carro ruim, a empresa nunca mais conseguiu se estabelecer de mais um prejuízo e acabou fechando as portas em 2002, sendo forçada a vender seu espólio para Derrick Walker e Don Panoz.

Resta saber se a Dallara conseguirá sair ilesa dessa nova tentativa de fazer um carro de sucesso na principal categoria do automobilismo mundial.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 29/05 - Fábio Carreira dominou o treino livre da Clio
 29/05 - Salustiano foi o mais veloz nos treinos em Pinhais
 29/05 - Circuito de Adria assume ?candidatura? a sediar uma prova
 29/05 - Confira a ordem de entrada na pista para a classificatória
 29/05 - Schumacher e Barrichello foram os dois melhores em Monte Carlo
 29/05 - Webber terminou na frente com seu ?Jaguar Rosa?
 28/05 - Treinos extras vão ajudar os pilotos da Renault na definição da estratégia
 28/05 - CART vai realizar corrida noturna em Milwaukee
 28/05 - Gugelmin será consultor da PK Racing
 28/05 - Veja a programação das atividades em Pinhais
 28/05 - F-Renault e Copa Clio vão movimentar Pinhais
 27/05 - Vem aí o mais charmoso GP do calendário
 27/05 - Confira a programação do ?circo? em Monte Carlo
 27/05 - Prova a prova, todos os vencedores do GP de Mônaco
 27/05 - Pick Up Racing vai correr em Tarumã
 27/05 - Movimentação foi intensa no final de semana que terminou na segunda-feira
 27/05 - Elias venceu no ?festival de advertências? da Novatos
 27/05 - Russo chegou na frente pela Super A
 27/05 - Brasiliense saiu e chegou na frente pela Graduados ?B?
 27/05 - Vitória manteve brasileira no topo da tabela do Uruguaio

... 630 631 632 633 634 635 636 637 638 639 640 641 642 643 644 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados