Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
20 anos após o auge, o Brasileiro de Marcas vai voltar a acontecer
Sexta-feira, 24 de Outubro de 2003
 
O Campeonato Brasileiro de Marcas, sucesso que durou de 1983 a 1994, e que teve seu auge na segunda temporada, quando a média de carros alinhados foi de 60, vai voltar a ser disputado em 2004.

A Confederação Brasileira de Automobilismo será a responsável pelo renascimento do certame que inicialmente terá uma categoria voltada aos carros 1.6 ?que já disputam os diversos campeonatos de Turismo N espalhados pelo país?, lembra o Presidente Paulo Scaglione, que salienta que, após, será criada uma divisão destinada aos veículos com propulsores de 2 litros.

No retorno do campeonato ao cenário brasileiro, a idéia é de que as corridas tenham transmissões pela TV, para o que a CBA inclusive já iniciou conversas com potenciais patrocinadores. ?Nossa idéia é termos um parceiro que arque com os custos apenas da transmissão por TV?, conta Scaglione.

Um passeio pela história da categoria

Sucesso é a palavra que melhor define especialmente os primeiros anos dos 11 em que o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi disputado, um tempo em que as competições mobilizavam pilotos e preparadores literalmente de Norte a Sul do país.

A história do Campeonato começou em 1983, quando o mineiro Toninho da Matta (pai do atual piloto da equipe Toyota de Fórmula 1 Cristiano da Matta) sagrou-se o melhor depois das seis corridas válidas pelo campeonato que disputou a bordo de um modelo 147 da Fiat.

As 8 provas da temporada de 1984 marcaram o auge da categoria, com 60 carros por corrida, em média, num certame que começou com a ?6 Horas? ? que teve 69 carros alinhados -, e terminou depois da ?12 Horas de Interlagos?, uma corrida que contou com a participação de 59 veículos, e depois da qual a dupla formada pelo carioca Jayme Figueiredo e pelo paulista Xandy Negrão festejou o título, correndo com um modelo Voyage da Volkswagen.

Já sem o apelo inicial, uma vez que muitos desentendimentos aconteceram principalmente por questões ligadas aos regulamentos, o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi perdendo força, tendo uma temporada bastante fraca em 1993, e terminando depois das 8 corridas disputadas em 1994.

A partir de agora, exceto nos finais de semana, você vai acompanhar conosco cada uma das temporadas válidas pelo Brasileiro de Marcas e Pilotos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 27/05 - Vitória foi de Monteiro na Graduados ?A?
 27/05 - Na Júnior, a festa total para Tojal
 27/05 - Freitas chegou na frente na disputa da Júnior Menor
 27/05 - Bonzoli Filho venceu a prova da Cadete
 26/05 - O verde e amarelo brilhou no Lime Rock Park
 26/05 - Chuva ajuda Johnson no Lowe?s Motor Speedway
 26/05 - Van Der Merwe venceu. Piquet foi o 6º, e Júdice o 8º
 25/05 - Biaggi/Bobbi estão disparados na frente
 25/05 - Dirani e Ribeiro são os líderes após a rodada carioca
 25/05 - Brasileiros nas três principais posições de Indianápolis
 25/05 - Triunfo colocou Santos Júnior no topo da tabela
 25/05 - Vitória verde e amarela também na Itália
 25/05 - Penalização de Baumer na nova vitória de Dirani
 25/05 - Jimenez será apenas o 14º no grid em Thruxton
 25/05 - Dirani ganhou mais uma no Rio
 25/05 - Nelsinho voltou a vencer na Inglaterra
 25/05 - Abreu chegou em quarto. Gotz voltou a vencer
 25/05 - Confira os dez primeiros na República Checa
 25/05 - Biagi/Bobbi venceram pela quarta vez
 25/05 - Indianápolis: um palco para o desfile de celebridades

... 631 632 633 634 635 636 637 638 639 640 641 642 643 644 645 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados