Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Carros iguais e muita disputa entre as mulheres na Ford Fiesta
Terça-feira, 14 de Agosto de 2001
 
As mulheres estão nas pistas com o Campeonato Brasileiro de Ford Fiesta Feminino. Idealizado por Maria Helena Fittipaldi, presidente da Ampacom (Associação das Mulheres Pilotos de Automobilismo de Competição), e apoiado pela Ford Brasil, a competição vem conseguindo preencher os 16 lugares no grid com facilidade. Tudo isso porque os modelos Fiesta foram modificados para se tornarem mais competitivos, mas conservando as principais características dos modelos de rua.

Os 16 modelos Fiesta colocados à disposição da organização do Campeonato Brasileiro passaram por modificações. O responsável pelo desenvolvimento, preparação e manutenção dos carros é o Centro Pilotagem Roberto Manzini, de São Paulo. Na sexta-feira, um dos instrutores do Centro de Pilotagem, o André Bragantini ou o Giuliano Losacco, acerta o protótipo e passa os acertos para os 16 carros, que ainda serão sorteados entre as pilotos. Essa medida visa a redução de custos e torna a categoria ainda mais equilibrada e emocionante para os espectadores. "Esta é a primeira vez no Brasil que os carros são sorteados para as provas", explica Beto Manzini. "Já aconteceu isso em provas promocionais, mas nunca em um campeonato inteiro."

O motor do Fiesta de competição é o Zetec Rocam 1.6, o mesmo utilizado no modelo vendido nas concessionárias. Mas a diferença está na potência, que passou de 95 cavalos para 105 cv a 6 mil rpm. O aumento na potência foi conseguido por meio do mapeamento do módulo de gerenciamento efetuado pelo Campo de Provas Ford, em Tatuí ? SP, e Visteon eletrônica que acompanha todas as etapas efetuando check no local.

Outra modificação interessante, para deixar o carro com cara de competição, foi feita do tubo primário do escapamento para trás, mas o coletor de escape original foi mantido. Assim o motor deixa as características silenciosas do modelo de rua para um barulho de competição mesmo. "Redimensionamos o escapamento do Fiesta. O barulho não chega a ser tão alto quanto os outros carros de competição, mas é bem mais barulhento que os modelos de rua. Apesar disso, usamos um abafador para reduzir os níveis de decibéis", explica Manzini.

As mudanças no carro agradaram as competidoras. "Todo mundo está andando muito junto. Os carros estão bem equilibrados. Faltava uma categoria como essa para as mulheres", diz a pernambucana Danuza Moura, de 21 anos, vencedora da segunda etapa, em Caruaru. "Temos de ressaltar o grande trabalho que a Maria Helena, o Roberto Manzini e a Ford estão fazendo para deixar a categoria equilibrada e atraente", explica a piloto que também corre no Brasileiro da Stock Light.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 25/05 - Indianápolis: um palco para o desfile de celebridades
 25/05 - Dirani na frente no treino de aquecimento no Rio
 24/05 - Luiz Carreira Júnior venceu a primeira da ?nova? Stock Car Light
 24/05 - Turner sairá na frente. O brazuca Kleinubing será o quarto no grid
 24/05 - Toyota quer ?comprar o passe? de Mike Gascoyne
 24/05 - Dirani venceu no Rio. Ribeiro chegou na frente pela Light
 24/05 - Júdice sairá duas vezes entre os ?Top Ten?. Veja os tempos da F-3 Inglesa
 24/05 - Nelsinho marca duas pole positions em Silverstone
 24/05 - Santos Júnior: pole verde e amarela em Enna-Pergusa
 24/05 - Gotz venceu novamente. Abreu foi o sétimo
 24/05 - Dirani e Ribeiro sairão na frente neste domingo
 23/05 - Domínio dos irmãos Negrão. O líder, Hoffmann foi apenas o 15º
 23/05 - "Carreirinha" terminou na frente o ensaio da Light
 23/05 - Di Grassi largará na frente da disputa deste sábado
 23/05 - Gotz marca duas poles. Abreu largará duas vezes entre os "Top Ten"
 23/05 - Baumer surpreendeu a concorrência no último ensaio em Jacarepaguá
 23/05 - Babalus num. Santos Júnior no segundo treino na Itália
 23/05 - Domínio de Dirani também no segundo treino
 23/05 - Domínio foi dos Lister Storm em Brno
 23/05 - Dirani dominou o primeiro treino no Rio

... 632 633 634 635 636 637 638 639 640 641 642 643 644 645 646 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados