Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 15 anos, circuito de rua brasileiro teve "SAFER" Tupiniquim
Quinta-feira, 02 de Maio de 2002
 
O cenário eram as ruas de Vitória, a capital do estado do Espírito Santo. Os personagens eram os pilotos do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, à época Tom Stefani, Jefferson Elias, os irmãos Dilso e Milton Sperafico, José David, Nélson Balestrieri, Ivo Zangirolami, Ricardo Mattos e tantos outros (eram necessárias provas de repescagem para a definição dos grids)...

Quando aconteceram os treinos iniciais para a corrida que marcou a primeira disputa em circuito urbano da chamemos assim "era moderna de nosso automobilismo" (muito posterior às legendárias disputas no circuito da Gávea), foi constatado que apenas os guard rails não ofereceriam a segurança necessária aos pilotos.

Foi em função disto que entrou em campo o famoso "jeitinho brasileiro", que com muita criatividade e certamente muito menos dinheiro que o gasto até agora pelos americanos resolveu de vez a questão de segurança para aqueles que disputariam a prova.

Diante da necessidade, surgiu naquela longínqua temporada de 1987 um "SAFER" Tupiniquim. A solução foi bem geniosa: esteiras de transporte de minério já aposentadas pelo Porto de Vitória foram compradas, e instaladas à frente das tradicionais lâminas de proteção que cercavam os pontos críticos do traçado.

Hélio Perini, Carlos Montagner, Américo Larozzi e Waldir Silva, então do Conselho Técnico Desportivo Nacional, certamente se lembram deste episódio que garantiu a segurança dos pilotos.

E só agora, 15 anos mais tarde, os americanos se vangloriam de terem inventado algo capaz de realmente absorver impactos...

Leia também:
Indianápolis terá uma nova barreira de proteção
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 25/05 - Indianápolis: um palco para o desfile de celebridades
 25/05 - Dirani na frente no treino de aquecimento no Rio
 24/05 - Luiz Carreira Júnior venceu a primeira da ?nova? Stock Car Light
 24/05 - Turner sairá na frente. O brazuca Kleinubing será o quarto no grid
 24/05 - Toyota quer ?comprar o passe? de Mike Gascoyne
 24/05 - Dirani venceu no Rio. Ribeiro chegou na frente pela Light
 24/05 - Júdice sairá duas vezes entre os ?Top Ten?. Veja os tempos da F-3 Inglesa
 24/05 - Nelsinho marca duas pole positions em Silverstone
 24/05 - Santos Júnior: pole verde e amarela em Enna-Pergusa
 24/05 - Gotz venceu novamente. Abreu foi o sétimo
 24/05 - Dirani e Ribeiro sairão na frente neste domingo
 23/05 - Domínio dos irmãos Negrão. O líder, Hoffmann foi apenas o 15º
 23/05 - "Carreirinha" terminou na frente o ensaio da Light
 23/05 - Di Grassi largará na frente da disputa deste sábado
 23/05 - Gotz marca duas poles. Abreu largará duas vezes entre os "Top Ten"
 23/05 - Baumer surpreendeu a concorrência no último ensaio em Jacarepaguá
 23/05 - Babalus num. Santos Júnior no segundo treino na Itália
 23/05 - Domínio de Dirani também no segundo treino
 23/05 - Domínio foi dos Lister Storm em Brno
 23/05 - Dirani dominou o primeiro treino no Rio

... 632 633 634 635 636 637 638 639 640 641 642 643 644 645 646 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados