Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
História do certame 2002 começa a ser escrita no domingo
Terça-feira, 05 de Março de 2002
 
Os brasileiros Bruno Junqueira, Cristiano da Matta, Tony Kanaan e Christian Fittipaldi vão se reunir a outros 16 pilotos de cinco diferentes nacionalidades para começar a escrever a partir do próximo domingo a história de mais uma temporada do certame da Fórmula CART/FedEx.

O palco da primeira das 19 corridas programadas pelo calendário 2002 será o circuito armado dentro do Fundidora Park, na cidade mexicana de Monterrey, onde o traçado de 3.380 metros sediou apenas uma corrida da categoria até o momento: a de abertura do certame do ano passado, que teve o sueco Kenny Brack como pole position (com 1min15s244) e a vitória do brasileiro Cristiano da Matta, que fechou as 78 voltas totais depois de 2h00min44s856. O também brazuca Gil de Ferran terminou a disputa no segundo lugar, escoltado pelo canadense Paul Tracy.

Ano de transição

O certame que começará a ser disputado no domingo marca a abertura de um ano de transição para a Fórmula CART/FedEx, que usará os pneus Bridgestone no lugar dos Firestone que calçavam todos os carros até a última temporada.

Mais importante que isso, o campeonato deste ano terá papel fundamental na reconstrução de uma imagem, que foi sendo destruída ao longo da temporada passada, quando Joe Heitzler com suas trapalhadas afugentou patrocinadores e equipes, caso por exemplo da Penske de Gil de Ferran e Hélio Castro Neves, que mudaram de mala e cuia para a rival Fórmula Indy.

Agora presidida por Chris Pook, a CART têm tudo para restabelecer a credibilidade perdida em 2001, o que pode ser fundamental até para sua sobrevivência em 2003, ano em que os motores turbo usados atualmente serão substituídos pelos aspirados.

Fora o crescimento vertiginoso da preferência dos times pelos chassis Lola, que no passado eram pouco usados, perdendo "de goleada" para a quantidade de carros montados sobre as bases produzidas pela Reynard, não há muitas novidades entre as equipes que permaneceram na categoria.

Também não há muito o que dizer a respeito dos pilotos, já que apenas dois serão de fato caras novas dentro do "circo" da F-CART.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 23/05 - Brasileiro de Velocidade prossegue em Minas Gerais
 23/05 - Watts dominou. Piquet foi o 8º e Júdice o 13º
 22/05 - De Olho na telinha
 22/05 - Uma curva ?completamente nova?. Mas a Gripe Asiática...
 22/05 - Fisher consegue patrocínio para o restante da temporada
 22/05 - Hoover Orsi de volta à F-Atlantic em Milwaukee
 22/05 - Sara Sanchez vai a El Pinar defender a liderança
 21/05 - Treino extra-oficial deixou Kleinubing ainda mais animado
 21/05 - F-São Paulo: veja quem ?sobrou? após o festival de desclassificações
 21/05 - F-São Paulo: confirmada a desclassificação de oito pilotos
 21/05 - Paraná terá ?Tratoródromo?
 21/05 - Sara e Felipe são os novos líderes do Biland Challenge Brasil
 21/05 - Rodada do Paulista terá ares de ?treino extra-oficial?
 21/05 - Números da audiência são otimistas para a prova do domingo
 20/05 - Theissen quer fechar logo o acordo com a Williams
 20/05 - Dennis e Williams voltam a se unir para protestar
 20/05 - Certame FIA GT prosseguirá no circuito de Brno
 20/05 - Visa assume ?candidatura? ao patrocínio da NASCAR
 20/05 - Ano a ano, os vencedores da "500 Milhas de Indianápolis"
 20/05 - Vitória de Cirello pela Copa Fusca

... 633 634 635 636 637 638 639 640 641 642 643 644 645 646 647 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados