Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Traçado em Nürburg volta a receber o "circo"
Quinta-feira, 20 de Junho de 2002
 
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, sediará no próximo domingo o Grande Prêmio da Europa, o 9º dos 17 totais previstos pelo calendário da temporada 2002 da Fórmula 1.

Tendo completado seu 75º ano no mês passado, a pista recebeu como presente uma espécie de "Bico de Pato" no final da reta dos boxes, o que transformará o traçado num ambiente a ser reconhecido pelos pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta.

A 5ª prova consecutiva

A corrida deste domingo será a 5ª consecutiva em que a pista situada em Nürburg sediará o Grande Prêmio da Europa, disputa que integra os calendários da F-1 desde 1983, quando o palco foi Brands Hatch, na Inglaterra.

Nürburgring sediou seu primeiro GP europeu em 1984, e voltou a constar do calendário da prova continental - que não aconteceu entre 86 a 92 - em 1995 e 96, e depois consecutivamente à partir de 1999.

Mas a presença do traçado no calendário do "circo" é quase tão antiga quanto a própria história dos certames da F-1, que correu pela primeira na pista em Nürburg no dia 29 de julho de 1951, numa disputa onde Alberto Ascari saiu da pole position e venceu a bordo de seu Ferrari, e Juan Manuel Fangio completou a volta mais rápida pilotando um Alfa Romeo.

À época, o traçado tinha exagerados 22.810 metros, uma extensão que passou a ser ainda maior após 1967, desde quando as corridas aconteceram numa pista com nada menos que 22.385 metros.

Com a nova metragem, a pista sediou os GPs da Alemanha entre as temporadas de 1967 a 1976, exceto o de 1970, que foi disputado em Hockenheim.

Depois de passar por uma reforma bastante ampla, que fez o traçado passar a ter 4.542 metros, Nürburgring - que em 76 entrou para a história por ter sido palco de um acidente seguido de incêndio que quase tirou a vida do austríaco Niki Lauda -, só sediou mais um GP alemão: o de 1985, quando o pole foi Teo Fabi, com um Tolemann, e a vitória foi de Michele Alboreto, com um Ferrari.

Clique aqui para conhecer todos os vencedores das provas em Nürburgring.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 09/05 - Oliveira sairá na frente nas duas provas no Lausitzring
 09/05 - Estréia da Super Mégane foi adiada para o próximo ano
 09/05 - Santos Júnior dominou o treino em Adria
 09/05 - De Olho na telinha
 09/05 - Francês dominou o treino livre em Adria
 09/05 - Khodair, de novo
 08/05 - Green recupera a vitória em Donington Park
 08/05 - Di Grassi substituirá Kubika neste final de semana
 08/05 - De olho nos primeiros pontos, Abreu correrá na Itália
 08/05 - Começa nesta sexta-feira a briga pelos pontos no Rali da Argentina
 07/05 - Khodair ficou a um décimo do recorde em Interlagos
 07/05 - Oliveira correrá na preliminar da F-CART em Lausitz
 07/05 - Sai neste final de semana mais um finalista da Seletiva Petrobras
 06/05 - Hattori bateu forte e foi levado para o hospital
 06/05 - Wheldon faz a melhor volta nos treinos em Indianápolis
 06/05 - BMW está descontente com o rendimento dos Williams
 06/05 - Pilotos da Fórmula Renault voltam a acelerar nesta quarta-feira
 05/05 - Losacco/Kirchner voltaram a vencer pela Força Livre Protótipo
 05/05 - Macedo Filho ganhou a disputada prova da DTM Pick Up
 05/05 - Festa foi toda de Amaral/Lamanauskas na abertura da temporada da Turismo N

... 639 640 641 642 643 644 645 646 647 648 649 650 651 652 653 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados