Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
No domingo, a 28ª edição da ?12 Horas de Tarumã?
Quarta-feira, 01 de Dezembro de 2004
 
Abrindo a temporada brasileira de provas de Endurance ? que prosseguirá no próximo dia 11 com a ?500 Milhas de Londrina, e terá seu encerramento de gala com a Mil Milhas, no dia 25 de janeiro ?, será disputada a partir da zero hora do próximo domingo a 28ª edição da ?12 Horas de Tarumã?.

A história da corrida que é promovida pelo Automóvel Clube do Rio Grande do Sul (ACRGS) começou antes mesmo que o circuito que dá nome a ela a sediasse, já que as três primeiras edições foram disputados num traçado armado nas ruas de Porto Alegre, mais precisamente no chamado ?Circuito de Cavalhada?.

Na primeira edição, que aconteceu em no dia 06 de maio de 1962, os vitoriosos na disputa que teve a participação de 39 carros, e um total de 175 voltas, foram Breno Fornari e Afonso Hoch, dupla gaúcha que se revezou na pilotagem de um Simca durante as 11h52min48s1 da corrida que completaram à média de 97,222 km/h.

Em Tarumã mesmo, a primeira prova foi disputada apenas em 1971, mais precisamente no dia 26 de outubro, quando o trio formado pelos paulistas Pedro Victor Delamare e Carlos Quartin Moraes, e completado pelo gaúcho José de Marchi ganhou a bordo de um Chevrolet Opala, fechando as 466 voltas totais em 12h01min22s3, à média de 116,899 quilômetros por hora.

Uma curiosidade com relação à 12 Horas de Tarumã é que sua 16ª edição, disputada em 1992, aconteceu bem longe da cidade de Viamão, onde está situada a pista, que, por estar em reformas, fez com que a disputa acontecesse em Guaporé, distante cerca de 220 quilômetros dali.

Prova valeu pelo Brasileiro no ano passado

A 27ª edição da ?12 Horas de Tarumã?, disputada no dia 14 de dezembro, valeu como quinta e última corrida do Campeonato Brasileiro de Endurance 2003, e foram justamente pilotos inscritos no certame nacional os ganhadores das 525 voltas totais.

Xandynho Negrão, Juliano Moro, Luiz Otávio Paternostro, o ?Pater?, e Giuliano Losacco - que neste ano arrebatou o status de melhor no Campeonato Brasileiro da Stock Car V8 - foram os responsáveis pela pilotagem do MCR Turbo que chegou na frente da disputa do ano passado, depois de fecharem as 525 voltas totais após 11h58s53s66.

Os gaúchos Hugo Vargas e Marcelo Vargas revezaram-se na pilotagem de um Aldee Spyder, ocupando a segunda colocação ao final da disputa do ano passado, que teve o quarteto Odilon Menezes, Guaraci Costa, Luiz Costa e Paulo Rutzen, todos representantes do Rio Grande do Sul, ocupando o terceiro degrau do pódio, também graças à resistência de um Aldee Spyder.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/05 - Veja as posições finais da prova na Espanha
 04/05 - Alonso termina entre os dois pilotos da Ferrari
 04/05 - Will Davison vence de ponta a ponta em Croft
 04/05 - Bourdais foi o melhor no último treino em Brands Hatch
 04/05 - Kirschner/Losacco venceram na estréia da FL Protótipo
 03/05 - Austríaco vence. O brazuca Oliveira chegou em segundo
 03/05 - Pantano venceu a disputa em Barcelona
 03/05 - Tracy e Junqueira na primeira fila do grid provisório
 03/05 - Raikkonen errou. E vai largar dos boxes neste domingo
 03/05 - Van Der Merwe sairá na frente. Júdice novamente entre os ?Top Ten? do grid
 03/05 - Veja a formação completa do grid para a prova em Barcelona
 03/05 - Tracy dominou o último treino livre em Brands Hatch
 03/05 - Michael comandará o ?1-2? da Ferrari no grid em Barcelona
 03/05 - Davison larga na pole. Júdice sairá em 9º e Nelsinho em 11º
 03/05 - Confira os tempos do primeiro treino em Brands Hatch
 03/05 - Alonso dominou o segundo treino
 03/05 - Raikkonen dominou. Pizzonia andou como nunca no primeiro treino
 02/05 - Russo larga na pole em Nürburgring; Santos Jr. é o quarto
 02/05 - Tarso Marques realizou dois dias de testes com o carro da Super Mégane
 02/05 - Pantano sai na pole. O brazuca Sperafico larga em 4º

... 641 642 643 644 645 646 647 648 649 650 651 652 653 654 655 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados