Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
ChampCar confirma uso de chassis Panoz
Quarta-feira, 12 de Outubro de 2005
 
A Champ Car anunciou oficialmente que usará os chassis Panoz DP01 construídos pela Élan Motorsports Technologies, que estrearão em 2007 equipados com uma nova versão dos motores Cosworth turbo usados atualmente.

"Estamos muito satisfeitos com o potencial do Panoz DP01 e o motor Cosworth", disse o Presidente da Champ Car Steve Johnson, que prosseguiu: "Esta combinação beneficia a categoria não somente por proporcionar um pacote muito forte às nossas equipes, mas também por dar aos times que se juntarem à Champ Car a oportunidade de terem imediatamente um pacote competitivo. Este pacote é outro indicador do progresso que a série teve desde que Kevin Kalkhoven, Jerry Forsythe e Paul Gentilozzi a adquiriram em 2004", finalizou o dirigente, referindo-se aos sócios da Open Wheel Racing Series LLC, que no início do ano passado salvou a categoria da bancarrota.

O novo Panoz DP01 resgata muito da aparência do chassi Lola utilizado atualmente, mas o pacote inclui novidades aerodinâmicas para tornar os carros mais apropriados aos circuitos urbanos.

O modelo deve também propiciar mais disputas em provas realizadas em ovais e circuitos permanentes, já que é mais compacto e pesa cerca de 75 quilos a menos que os chassis atuais.

Além das inovações aerodinâmicas que devem aumentar o número de ultrapassagens, o desenho do Panoz DP01 criou um espaço maior para as pernas do piloto, que estará mais protegido, já que a máquina possui reforços nas laterais, ao redor da cabeça e atrás do assento, além de uma parte frontal mais alta, com um sistema de proteção de dois estágios, e uma estrutura traseira para choques em ovais.

"Estamos muito orgulhosos e entusiasmados por termos sido escolhidos como construtores exclusivos da nova geração da Champ Car", disse o Diretor Geral da Élan Motorsports Technologies David Bowes.

"Desde o início do processo, a Champ Car buscou projetos de sete fabricantes, e reconheceu não apenas a capacidade técnica, mas também o serviço sem igual que oferecemos. Estamos ansiosos para trabalhar com os integrantes da Champ Car para construirmos um carro de que todos possam se orgulhar", concluiu Bowes.

Custos menores

O pacote 2007 foi criado para reduzir os custos de operação das atuais e futuras equipes da Champ Car.

O novo chassi custará cerca de 35% menos que o usado atualmente, e a expectativa é de que os custos de reposições se reduzam em cerca de 50%.

"A redução de custos do chassi Panoz DP01 e do motor Cosworth beneficia bastante às equipes da Champ Car", disse Tony Cotman, Vice-presidente de Operações da categoria. "O custo e o desenho manterão as nossas atuais equipes, e também atrairão outras novas. Aliado à redução de custos, o novo desenho fará com que a Champ Car atraia novos pilotos. Um carro menor e mais rápido significa que as equipes dependerão mais dos pilotos para alcançarem os melhores resultados", concluiu.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/05 - Veja as posições finais da prova na Espanha
 04/05 - Alonso termina entre os dois pilotos da Ferrari
 04/05 - Will Davison vence de ponta a ponta em Croft
 04/05 - Bourdais foi o melhor no último treino em Brands Hatch
 04/05 - Kirschner/Losacco venceram na estréia da FL Protótipo
 03/05 - Austríaco vence. O brazuca Oliveira chegou em segundo
 03/05 - Pantano venceu a disputa em Barcelona
 03/05 - Tracy e Junqueira na primeira fila do grid provisório
 03/05 - Raikkonen errou. E vai largar dos boxes neste domingo
 03/05 - Van Der Merwe sairá na frente. Júdice novamente entre os ?Top Ten? do grid
 03/05 - Veja a formação completa do grid para a prova em Barcelona
 03/05 - Tracy dominou o último treino livre em Brands Hatch
 03/05 - Michael comandará o ?1-2? da Ferrari no grid em Barcelona
 03/05 - Davison larga na pole. Júdice sairá em 9º e Nelsinho em 11º
 03/05 - Confira os tempos do primeiro treino em Brands Hatch
 03/05 - Alonso dominou o segundo treino
 03/05 - Raikkonen dominou. Pizzonia andou como nunca no primeiro treino
 02/05 - Russo larga na pole em Nürburgring; Santos Jr. é o quarto
 02/05 - Tarso Marques realizou dois dias de testes com o carro da Super Mégane
 02/05 - Pantano sai na pole. O brazuca Sperafico larga em 4º

... 641 642 643 644 645 646 647 648 649 650 651 652 653 654 655 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados