Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Carros iguais e muita disputa entre as mulheres na Ford Fiesta
Terça-feira, 14 de Agosto de 2001
 
As mulheres estão nas pistas com o Campeonato Brasileiro de Ford Fiesta Feminino. Idealizado por Maria Helena Fittipaldi, presidente da Ampacom (Associação das Mulheres Pilotos de Automobilismo de Competição), e apoiado pela Ford Brasil, a competição vem conseguindo preencher os 16 lugares no grid com facilidade. Tudo isso porque os modelos Fiesta foram modificados para se tornarem mais competitivos, mas conservando as principais características dos modelos de rua.

Os 16 modelos Fiesta colocados à disposição da organização do Campeonato Brasileiro passaram por modificações. O responsável pelo desenvolvimento, preparação e manutenção dos carros é o Centro Pilotagem Roberto Manzini, de São Paulo. Na sexta-feira, um dos instrutores do Centro de Pilotagem, o André Bragantini ou o Giuliano Losacco, acerta o protótipo e passa os acertos para os 16 carros, que ainda serão sorteados entre as pilotos. Essa medida visa a redução de custos e torna a categoria ainda mais equilibrada e emocionante para os espectadores. "Esta é a primeira vez no Brasil que os carros são sorteados para as provas", explica Beto Manzini. "Já aconteceu isso em provas promocionais, mas nunca em um campeonato inteiro."

O motor do Fiesta de competição é o Zetec Rocam 1.6, o mesmo utilizado no modelo vendido nas concessionárias. Mas a diferença está na potência, que passou de 95 cavalos para 105 cv a 6 mil rpm. O aumento na potência foi conseguido por meio do mapeamento do módulo de gerenciamento efetuado pelo Campo de Provas Ford, em Tatuí ? SP, e Visteon eletrônica que acompanha todas as etapas efetuando check no local.

Outra modificação interessante, para deixar o carro com cara de competição, foi feita do tubo primário do escapamento para trás, mas o coletor de escape original foi mantido. Assim o motor deixa as características silenciosas do modelo de rua para um barulho de competição mesmo. "Redimensionamos o escapamento do Fiesta. O barulho não chega a ser tão alto quanto os outros carros de competição, mas é bem mais barulhento que os modelos de rua. Apesar disso, usamos um abafador para reduzir os níveis de decibéis", explica Manzini.

As mudanças no carro agradaram as competidoras. "Todo mundo está andando muito junto. Os carros estão bem equilibrados. Faltava uma categoria como essa para as mulheres", diz a pernambucana Danuza Moura, de 21 anos, vencedora da segunda etapa, em Caruaru. "Temos de ressaltar o grande trabalho que a Maria Helena, o Roberto Manzini e a Ford estão fazendo para deixar a categoria equilibrada e atraente", explica a piloto que também corre no Brasileiro da Stock Light.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 04/05 - Pizzonia ?ficou?, e Raikkonen bateu atrás de seu Jaguar
 04/05 - Veja as posições finais da prova na Espanha
 04/05 - Alonso termina entre os dois pilotos da Ferrari
 04/05 - Will Davison vence de ponta a ponta em Croft
 04/05 - Bourdais foi o melhor no último treino em Brands Hatch
 04/05 - Kirschner/Losacco venceram na estréia da FL Protótipo
 03/05 - Austríaco vence. O brazuca Oliveira chegou em segundo
 03/05 - Pantano venceu a disputa em Barcelona
 03/05 - Tracy e Junqueira na primeira fila do grid provisório
 03/05 - Raikkonen errou. E vai largar dos boxes neste domingo
 03/05 - Van Der Merwe sairá na frente. Júdice novamente entre os ?Top Ten? do grid
 03/05 - Veja a formação completa do grid para a prova em Barcelona
 03/05 - Tracy dominou o último treino livre em Brands Hatch
 03/05 - Michael comandará o ?1-2? da Ferrari no grid em Barcelona
 03/05 - Davison larga na pole. Júdice sairá em 9º e Nelsinho em 11º
 03/05 - Confira os tempos do primeiro treino em Brands Hatch
 03/05 - Alonso dominou o segundo treino
 03/05 - Raikkonen dominou. Pizzonia andou como nunca no primeiro treino
 02/05 - Russo larga na pole em Nürburgring; Santos Jr. é o quarto
 02/05 - Tarso Marques realizou dois dias de testes com o carro da Super Mégane

... 641 642 643 644 645 646 647 648 649 650 651 652 653 654 655 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados