Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 21/03 - Resultado da 2ª bateria - Força Livre Top Series
 21/03 - Resultado da 1ª bateria - Força Livre Top Series
 21/03 - Resultado da Fórmula 1600 na 3ª etapa do Paulista
 21/03 - Resultados da Classic na 3ª etapa do Paulista
 21/03 - Resultado da F-Vee na 3ª etapa do Paulista
 18/03 - Os números da Fórmula Truck
 18/03 - Resultado da prova em Caruaru
 18/03 - Totti foi o nome na prova de abertura dos campeonatos
 17/03 - Os números do "circo"
 17/03 - Resultado do GP da Austrália
 17/03 - Rosberg ganhou a primeira da temporada dos “patos roucos”
 15/03 - #02 comanda as açõe em Sebring
 15/03 - Grid do GP da Autrália
 15/03 - Hamilton roubou a pole de Ricciardo na Austrália
 13/03 - Provas da Spyder e do “Paulistão” vão movimentar Interlagos
 07/03 - Histórico- Rodrigo Mello (SP) - 2014
 07/03 - Histórico- Alline Cipriani (RS) - 2014
 07/03 - Histórico- Alan Hellmeister (SP) - 2014
 26/02 - Orige encabeçou a dobradinha brazuca na “Homestead 200”
 26/02 - Resultado completo da "Homestead 200"

... 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados