Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA - Equipe Williams quer regulamento mais preciso
Segunda-feira, 24 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da primeira edição do  Speed On Line , de 26 de março de 1998.

O Diretor Técnico da Williams, Patrick Head, criticou a FIA por, em sua opinião, ?estar operando o Campeonato de F-1 com regras de critérios vagos?. Segundo Head, quando uma equipe tem alguma idéia nova, tem que submetê-la à comissão técnica da entidade e aguardar um parecer.

Se o novo dispositivo for considerado legal, a equipe terá permissão para produzí-lo. Caso a idéia seja considerada como fora do regulamento, a FIA enviará um comunicado.

O sistema de freios da McLaren foi o estopim da polêmica para todas as equipes. Head acha que o correto seria um regulamento mais rígido, no qual as equipes não precisariam consultar a FIA e, desta forma, ficarem à mercê de interpretações da Comissão Técnica. "O problema é que com o regulamento desta forma, a FIA pode interpretá-lo da maneira que quiser, e quando quiser", resumia.

O estopim do problema foi o polêmico sistema de freios da McLaren, considerado legal pela entidade. Várias equipes reclamaram contra o sistema, alegando que se tratava de um tipo de controle de tração ou um sistema de direção nas quatro rodas.

O polêmico sistema de freios do time de Woking funciona por meio de um terceiro pedal e um dispositivo que, quando acionado, direciona mais força frenante para uma das duas rodas traseiras. Desta forma, ao acionar o pedal e o dispositivo, o piloto impede que as rodas patinem, o que facilita a entrada e saída do monoposto nas curvas.

As equipes também suspeitam que o sistema possua algum tipo de controle eletrônico ? o que configuraria auxílio eletrônico ao piloto, proibido no regulamento.

Segundo Jacques Villeneuve, da Williams, que vem desenvolvendo um sistema semelhante, mas completamente mecânico, seria impossível para o piloto modular a força correta a ser aplicada ao freio e ainda precisar o momento exato de fazê-lo.

De qualquer forma, a FIA nega todas as hipóteses levantadas pelas equipes rivais da McLaren. Para Patrick Head, o episódio marcou um bom momento de rever o regulamento da F-1. "Hoje, quando uma equipe submete alguma idéia à FIA e esta é aprovada, só ela equipe fica sabendo. As demais, que por sua leitura do regulamento possam ter achado que o dispositivo seria ilegal, acabam prejudicadas", disse Patrick, que bate na tecla de um regulamento mais exato e sem necessidade de interpretações da Federação internacional de Automobilismo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 29/04 - Regionais vão movimentar o final de semana
 29/04 - Ecclestone quebra o silêncio, e critica as novas regras da Fórmula 1
 29/04 - Nathan ganhou a corrida da ?Júnior 125?
 29/04 - Mario Ermirio fez barba, cabelo e bigode na disputa da ?Super 125?
 29/04 - Snaif largou, e Mello chegou na frente pela ?Senior?
 28/04 - Thomé saiu na frente. Rimbano ganhou a corrida da "Master"
 28/04 - João Paulo de Oliveira assina com a JB Motorsport
 28/04 - Poletto saiu na pole. Coelho Neto ganhou pela ?Sprinter?
 28/04 - Vitória de Kurt Busch na ?Auto Club 500?
 28/04 - Sara Sanchez venceu as chuvosas provas no Uruguai
 28/04 - Leitor procura fitas VHS ou DVD
 28/04 - Bia inscreveu-se à última hora. E garantiu vaga na final da Seletiva
 28/04 - Gente dos bastidores vai abrir o ciclo de Conferências
 28/04 - Pizzonia pode ser dispensado da Jaguar após a prova do domingo
 28/04 - Götz venceu. Abreu segue sem pontos na tabela
 28/04 - Sul-brasileiro: Vídeo muda decisão na Cadete
 28/04 - Sul-brasileiro: Oliveira ganhou uma. Froeschlin a outra prova da Novatos
 28/04 - Sul-brasileiro: Farran e Barbosa ganharam pela Graduados ?B?
 27/04 - Poucos Karts. E duas vitórias de Leonardo de Souza pela Graduados ?A?
 27/04 - Sul-brasileiro: Confira como terminaram as provas das Sêniores

... 643 644 645 646 647 648 649 650 651 652 653 654 655 656 657 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados