Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um carro para derrotar os importados
Domingo, 20 de Fevereiro de 2005
 
Adilson Ayres, o ?Asa?, preparador de carros de corrida que participou do projeto Fitti F-1, e que há muito tempo trabalha com Nelson Piquet, está preparando um protótipo para disputar as provas de Endurance brasileiras, entrando nas pistas com condições de derrotar os importados.

O projeto, que receberá o nome de ?Ayres 001?, é realmente revolucionário, e a máquina é construída a partir de um chassi monocoque confeccionado em alclaide dural de aviação, empregando ainda muita fibra de carbono e titânio, materiais amplamente utilizados nos carros que disputam provas em Le Mans e da Fórmula 1.

Usando toda a experiência que adquiriu em suas temporadas no exterior, Adilson Asa acredita que a máquina será capaz de registrar tempos abaixo de 1min30s em Interlagos, uma aposta que se prende muito à carroceria construída em fibra de carbono e kevlar, que tem como ponto forte a aerodinâmica, sobre a qual o construtor evita dar maiores detalhes.

O protótipo deverá estar pronto em meados deste ano, e a estréia deverá acontecer na próxima edição da Mil Milhas.

Características Técnicas:
Projeto e construção: Adilson ?Asa? Ayres
Chassi: monocoque em alclaide dural de aviação
Motor: Nissan V-6 biturbo
Câmbio: Hewland DG300 de 5 marchas
Suspensão: independente nas quatro rodas com sistema de push-road, com barra estabilizadora regulável, de dentro do carro, na frente e atrás
Freios: Freio a disco Brembo em carbono nas 4 rodas
Amortecedores: Penske Regulace de três vias
Carroceria: Kevlar e carbono
Outros detalhes: Tanque de combustível em borracha ioul; pedaleira em fibra de carbono, Arco de proteção (santantônio) em molibidênio e titânio; arrefecimento por dois radiadores de água laterais e 4 litros cada com intercooler, e dois radiadores de óleo; rodas de 9,5 polegadas na dianteira e de 12 polegadas na traseira; parafusos em titânio, Semi-eixo em titânio vazado e peso aproximado: 560 kg.
 
Napoleão A. Ribeiro
 
» Leia também

 27/04 - Sul-brasileiro: Uma vitória tocantinense, uma paranaense
 27/04 - Pick Up Racing: Confira o resultado final e a classificação
 27/04 - Vitória de Campos na monótona corrida em Pinhais
 27/04 - Melo Júnior venceu mais uma na Super Renault
 27/04 - FIA GT: Biagi/Bobbi lideram a tabela
 27/04 - Biaggi/Bobbi chegaram na frente. Erdos não completou a prova
 27/04 - Domingo de velocidade na TV
 26/04 - Chuva tumultuou as classificatórias. Brazuca sai em 12º
 26/04 - Duda é desqualificado. E Campos largará na frente em Pinhais
 26/04 - Kath venceu a prova. Estréia modesta de Abreu na F-BMW
 26/04 - Domínio de Duda também no segundo treino em Pinhais
 26/04 - Duas poles francesas para as corridas em Zolder
 26/04 - Duda e Campos na frente no primeiro treino livre em Pinhais
 26/04 - Gomedy e Melo Júnior saem na primeira fila neste domingo
 26/04 - Vitória brazuca na chuvosa 3ª etapa da Super Renault
 26/04 - Montoya elogia o sistema HANS
 26/04 - De olho na telinha
 25/04 - Confira os horários das disputas do final de semana
 25/04 - F2003-GA vai estrear na Espanha
 25/04 - CART revisa regras para melhorar a competitividade

... 644 645 646 647 648 649 650 651 652 653 654 655 656 657 658 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados