Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Prost: do sonho às portas da falência
Sexta-feira, 23 de Novembro de 2001
 
O francês Alain Prost, quando piloto, foi um dos mais expressivos de toda a história da Fórmula 1, tendo arrebatado quatro títulos mundiais e alcançado impressionantes 51 vitórias, um recorde que só foi superado neste ano pelo alemão Michael Schumacher.

Depois de ter deixado as pistas em 1993, após ter disputado nada menos que 199 Grandes Prêmios, Alain começou a sonhar em ter um time francês forte no mundial de Fórmula 1.

O pontapé inicial na direção de tornar seu sonho uma realidade, foi dado pelo francês quando ele adquiriu de seu compatriota Gui Ligier toda a estrutura da então equipe Ligier, que entre os anos de 1976 e 96 havia ganho 9 corridas, a primeira delas através do também francês Jacques Laffite, no GP da Suécia, em 1977.

Sonho ou pesadelo?

O sonho de Alain (ou pesadelo) teve início junto com a temporada de 1997, quando já denominada Prost Grand Prix, a equipe contava com os motores japoneses da Mugen-Honda.

No ano seguinte começou a seqüência de três temporadas em que os carros foram empurrados por motores Peugeot, o que acabou sendo um fiasco, fato que empurrou Alain cada vez mais para próximo de um buraco.

No início desta temporada, Prost recebeu uma injeção financeira significativa quando o brasileiro Pedro Paulo Diniz comprou 40% das ações de seu time.

Com os Dólares que recebeu de Diniz, Prost decidiu instalar motores Ferrari nos carros do time, que em momento algum andaram bem, já que a grana foi suficiente apenas para os motores, sem os câmbios que completariam o conjunto.

A seqüência de anos ruins foi afastando possíveis investidores, e acabou enchendo a paciência de Pedro Diniz, que depois de ter tido a recusa de seu sócio à proposta que fez de compra do restante das ações do time passou a mão no boné, retornando para o Brasil.

Alain começou uma romaria pelo planeta afora caçando níqueis para poder reerguer seu time, e numa das escalas que fez, encontrou um príncipe Árabe cheio da grana que poderia salvá-lo da bancarrota.

As conversas entre ambos, porém, ficaram apenas no blá, blá, blá, e Prost não conseguiu um tostão sequer para honrar o compromisso que teria de assumir com a Ferrari para continuar a usar os motores em 2002.

A concordata do time, decretada hoje pela justiça francesa, pode ser apenas mais um suspiro.

Inicialmente, Prost se recusou a falar sobre a concordata, mas numa entrevista coletiva dada no final da tarde na França disse o óbvio: "Precisamos de um grande patrocinador para salvar a nossa situação"...

Comovente, mas possivelmente ineficaz no sentido de salvar a equipe. Não duvide que o "circo" pode ter dois carros a menos nos grids das corridas de 2002...
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 27/04 - Sul-brasileiro: Dupla vitória brasiliense na Júnior
 27/04 - Sul-brasileiro: Uma vitória tocantinense, uma paranaense
 27/04 - Pick Up Racing: Confira o resultado final e a classificação
 27/04 - Vitória de Campos na monótona corrida em Pinhais
 27/04 - Melo Júnior venceu mais uma na Super Renault
 27/04 - FIA GT: Biagi/Bobbi lideram a tabela
 27/04 - Biaggi/Bobbi chegaram na frente. Erdos não completou a prova
 27/04 - Domingo de velocidade na TV
 26/04 - Chuva tumultuou as classificatórias. Brazuca sai em 12º
 26/04 - Duda é desqualificado. E Campos largará na frente em Pinhais
 26/04 - Kath venceu a prova. Estréia modesta de Abreu na F-BMW
 26/04 - Domínio de Duda também no segundo treino em Pinhais
 26/04 - Duas poles francesas para as corridas em Zolder
 26/04 - Duda e Campos na frente no primeiro treino livre em Pinhais
 26/04 - Gomedy e Melo Júnior saem na primeira fila neste domingo
 26/04 - Vitória brazuca na chuvosa 3ª etapa da Super Renault
 26/04 - Montoya elogia o sistema HANS
 26/04 - De olho na telinha
 25/04 - Confira os horários das disputas do final de semana
 25/04 - F2003-GA vai estrear na Espanha

... 644 645 646 647 648 649 650 651 652 653 654 655 656 657 658 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados