Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 27/04 - Sul-brasileiro: Dupla vitória brasiliense na Júnior
 27/04 - Sul-brasileiro: Uma vitória tocantinense, uma paranaense
 27/04 - Pick Up Racing: Confira o resultado final e a classificação
 27/04 - Vitória de Campos na monótona corrida em Pinhais
 27/04 - Melo Júnior venceu mais uma na Super Renault
 27/04 - FIA GT: Biagi/Bobbi lideram a tabela
 27/04 - Biaggi/Bobbi chegaram na frente. Erdos não completou a prova
 27/04 - Domingo de velocidade na TV
 26/04 - Chuva tumultuou as classificatórias. Brazuca sai em 12º
 26/04 - Duda é desqualificado. E Campos largará na frente em Pinhais
 26/04 - Kath venceu a prova. Estréia modesta de Abreu na F-BMW
 26/04 - Domínio de Duda também no segundo treino em Pinhais
 26/04 - Duas poles francesas para as corridas em Zolder
 26/04 - Duda e Campos na frente no primeiro treino livre em Pinhais
 26/04 - Gomedy e Melo Júnior saem na primeira fila neste domingo
 26/04 - Vitória brazuca na chuvosa 3ª etapa da Super Renault
 26/04 - Montoya elogia o sistema HANS
 26/04 - De olho na telinha
 25/04 - Confira os horários das disputas do final de semana
 25/04 - F2003-GA vai estrear na Espanha

... 644 645 646 647 648 649 650 651 652 653 654 655 656 657 658 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados