Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 27/04 - Sul-brasileiro: Dupla vitória brasiliense na Júnior
 27/04 - Sul-brasileiro: Uma vitória tocantinense, uma paranaense
 27/04 - Pick Up Racing: Confira o resultado final e a classificação
 27/04 - Vitória de Campos na monótona corrida em Pinhais
 27/04 - Melo Júnior venceu mais uma na Super Renault
 27/04 - FIA GT: Biagi/Bobbi lideram a tabela
 27/04 - Biaggi/Bobbi chegaram na frente. Erdos não completou a prova
 27/04 - Domingo de velocidade na TV
 26/04 - Chuva tumultuou as classificatórias. Brazuca sai em 12º
 26/04 - Duda é desqualificado. E Campos largará na frente em Pinhais
 26/04 - Kath venceu a prova. Estréia modesta de Abreu na F-BMW
 26/04 - Domínio de Duda também no segundo treino em Pinhais
 26/04 - Duas poles francesas para as corridas em Zolder
 26/04 - Duda e Campos na frente no primeiro treino livre em Pinhais
 26/04 - Gomedy e Melo Júnior saem na primeira fila neste domingo
 26/04 - Vitória brazuca na chuvosa 3ª etapa da Super Renault
 26/04 - Montoya elogia o sistema HANS
 26/04 - De olho na telinha
 25/04 - Confira os horários das disputas do final de semana
 25/04 - F2003-GA vai estrear na Espanha

... 644 645 646 647 648 649 650 651 652 653 654 655 656 657 658 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados