Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 25/04 - CART revisa regras para melhorar a competitividade
 25/04 - Francês sai na frente. Melo Júnior larga da quarta posição
 24/04 - Cacá Bueno pode voltar ao automobilismo argentino
 24/04 - Chuva atrapalha equipes em Silverstone
 24/04 - Jaguar ainda não descartou a possibilidade de dispensar Pizzonia
 24/04 - Barrichello de novo na frente em Mugello
 24/04 - Leinders foi o mais rápidos nos treinos em Zolder
 24/04 - Europeu não vai começar no domingo
 23/04 - CART mantém corrida em Elkhart Lake
 23/04 - ?Ano 3? da Pick Up Racing será aberto neste domingo
 23/04 - Barrichello lidera treinos desta quarta-feira
 23/04 - Super Megane foi lançada oficialmente
 22/04 - CART irá adotar novas regras a partir de Brands Hatch
 22/04 - Minassian agride mecânico e perde emprego
 22/04 - Raikkonen foi o mais rápido nos treinos em Mugello
 20/04 - Merwe vence de novo em Snetterton
 20/04 - McLaren manteve-se no topo da tabela de Construtores
 20/04 - Raikkönen continua no comando da tabela
 20/04 - Todt susbtituiu Michael na Coletiva
 20/04 - Veja o resultado final da prova em San Marino

... 645 646 647 648 649 650 651 652 653 654 655 656 657 658 659 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados