Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Para Newey, Michelin tem influencia no desempenho ruim dos carros
Sexta-feira, 21 de Junho de 2002
 
Outra vez sem ter conseguido construir um modelo capaz de fazer frente ao poderio das máquinas da Ferrari, a equipe McLaren encontrou na multiplicidade da carteira de clientes da Michelin a explicação para o desempenho ruim de seus carros.

Adrian Newey, o Diretor Técnico do time sediado em Woking, disse numa entrevista à revista italiana ´Autosprint´ que o fato da fabricante francesa de pneus vender seus compostos também para as equipes Williams e Renault fez com que houvesse a necessidade de mudanças nos modelos MP4/17 que vem sendo pilotados pelo escocês David Coulthard e pelo finlandês Kimi Raikkonen.

Segundo Newey, a equipe que lhe paga os salários precisava de compostos diferentes para instalação na parte traseira dos bólidos, exatamente o oposto do que foi pedido pelos dois outros times, que precisavam pneus diferentes para as rodas dianteiras.

Isto - ainda segundo Adrian -, teria feito com que toda a parte posterior dos carros tivesse de sofrer mudanças em relação ao projeto original, e o peso tivesse de ser redistribuído. "Quando existe muita diferença entre os pneus dianteiros e traseiros, é necessário deslocar o peso para a parte da frente, e isto torna o carro muito nervoso", falou.

Newey disse ainda que se a McLaren pudesse contar com "os mesmos pneus que foram usados nos testes de Inverno" os bólidos de Coulthard e Raikkonen estariam tendo um rendimento melhor.

O perfil de Adrian

Adrian Newey, um engenheiro aeronáutico que começou a trabalhar com automobilismo em 1980, como chefe de aerodinâmica da Fittipaldi, a equipe brasileira da F-1, está na McLaren desde 1997. Antes, foi chefe de projeto de carros de GTP da equipe March nos Estados Unidos, onde as máquinas que saíram de sua prancheta garantiram os títulos em 1983 e 84.

Entre 1985 e 87 Adrian continuou como Desenhista Chefe da March, desta vez no projeto F-Indy dos chassis que venceram consecutivamente as 500 Milhas de Indianápolis.

Ainda na March, mas já como Diretor Técnico, Newey desembarcou no "circo" da Fórmula 1 no mesmo ano de 1987. Antes de passar a vestir a camisa de seu atual empregador, Adrian trabalhou para a Williams, a partir de 1990.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 17/04 - ?Os pobrema si acabaram se?
 17/04 - Regras não devem mudar, disse Mosley
 17/04 - Senna esteve muito perto do time de Maranello, revela Ferrari
 16/04 - Brasileiro de Endurance vai mesmo ter cinco etapas
 16/04 - Fisichella e Raikkönen vão fazer ?troca de troféus? na sexta-feira
 16/04 - Se aparecer, Mosley vai abrir a programação de Conferências
 15/04 - Russo foi o melhor pela Super ?A?
 15/04 - Um bom grid, e a vitória de Oliveira pela ?Novatos?
 15/04 - Galutti chegou na frente pela ?Senior Paulista?
 15/04 - Campos saiu na pole. Monteiro venceu pela Graduados ?B?
 15/04 - Daniel foi o grande nome na disputa da Graduados ?A?
 15/04 - De Conto: mais uma festa paranaense em Interlagos
 15/04 - Biancchini só não fez a melhor volta pela "Júnior Menor"
 15/04 - Belas disputas, e a vitória de Jeff Gordon em Martinsville
 15/04 - Louis: de novo o melhor pela ?Cadete?
 15/04 - Williams pega carona nas campanhas antitabaco
 14/04 - O caos está ?do outro lado do muro?
 14/04 - Terceira rodada do paulista reuniu 107 pilotos
 14/04 - Todas as participações de Sharp na disputa
 14/04 - Todas as participações de Lopes na disputa

... 647 648 649 650 651 652 653 654 655 656 657 658 659 660 661 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados