Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 11/04 - Dirani dominou o primeiro treino
 11/04 - Visita de Carrero pode ter a ver com um velho plano
 11/04 - Dixon dominou dois treinos no Japão. Kanaan veio a seguir
 10/04 - Os ?brutos? vão correr no mais aconchegante dos autódromos brasileiros
 10/04 - Jaguar descarta ter um chasis novo para a próxima temporada
 10/04 - Liberação de Jacarepaguá: ainda não foi desta vez
 10/04 - Segunda etapa da Fórmula Minas vai movimentar Betim
 10/04 - Guerra por pontos começa já nesta sexta-feira
 10/04 - Três treinos darão início à programação em Campo Grande
 09/04 - Pilotos da Ford terão um desafio extra na Nova Zelândia
 09/04 - McLaren continuará com o MP4-17D
 09/04 - Apenas um brasileiro na lista oficial para a temporada 2003
 09/04 - Ricardo foi o vencedor da prova de abertura do Gaúcho de Autocross
 08/04 - O Kartódromo voltará a sediar corridas de Kart
 08/04 - A F-CART vai correr nas ruas de Long Beach
 08/04 - Acidente de moto tira Franchitti do Japão
 08/04 - Preparativos finais para a corrida da BRASCAR em Londrina
 08/04 - Os ?brutos? vão invadir o interior gaúcho
 08/04 - ?Veteranos? e estreantes vão se enfrentar na pista sul-mato-grossense
 07/04 - Muito ?buxixo?, e um pódio para Nelsinho na estréia na Europa

... 650 651 652 653 654 655 656 657 658 659 660 661 662 663 664 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados