Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Prost: do sonho às portas da falência
Sexta-feira, 23 de Novembro de 2001
 
O francês Alain Prost, quando piloto, foi um dos mais expressivos de toda a história da Fórmula 1, tendo arrebatado quatro títulos mundiais e alcançado impressionantes 51 vitórias, um recorde que só foi superado neste ano pelo alemão Michael Schumacher.

Depois de ter deixado as pistas em 1993, após ter disputado nada menos que 199 Grandes Prêmios, Alain começou a sonhar em ter um time francês forte no mundial de Fórmula 1.

O pontapé inicial na direção de tornar seu sonho uma realidade, foi dado pelo francês quando ele adquiriu de seu compatriota Gui Ligier toda a estrutura da então equipe Ligier, que entre os anos de 1976 e 96 havia ganho 9 corridas, a primeira delas através do também francês Jacques Laffite, no GP da Suécia, em 1977.

Sonho ou pesadelo?

O sonho de Alain (ou pesadelo) teve início junto com a temporada de 1997, quando já denominada Prost Grand Prix, a equipe contava com os motores japoneses da Mugen-Honda.

No ano seguinte começou a seqüência de três temporadas em que os carros foram empurrados por motores Peugeot, o que acabou sendo um fiasco, fato que empurrou Alain cada vez mais para próximo de um buraco.

No início desta temporada, Prost recebeu uma injeção financeira significativa quando o brasileiro Pedro Paulo Diniz comprou 40% das ações de seu time.

Com os Dólares que recebeu de Diniz, Prost decidiu instalar motores Ferrari nos carros do time, que em momento algum andaram bem, já que a grana foi suficiente apenas para os motores, sem os câmbios que completariam o conjunto.

A seqüência de anos ruins foi afastando possíveis investidores, e acabou enchendo a paciência de Pedro Diniz, que depois de ter tido a recusa de seu sócio à proposta que fez de compra do restante das ações do time passou a mão no boné, retornando para o Brasil.

Alain começou uma romaria pelo planeta afora caçando níqueis para poder reerguer seu time, e numa das escalas que fez, encontrou um príncipe Árabe cheio da grana que poderia salvá-lo da bancarrota.

As conversas entre ambos, porém, ficaram apenas no blá, blá, blá, e Prost não conseguiu um tostão sequer para honrar o compromisso que teria de assumir com a Ferrari para continuar a usar os motores em 2002.

A concordata do time, decretada hoje pela justiça francesa, pode ser apenas mais um suspiro.

Inicialmente, Prost se recusou a falar sobre a concordata, mas numa entrevista coletiva dada no final da tarde na França disse o óbvio: "Precisamos de um grande patrocinador para salvar a nossa situação"...

Comovente, mas possivelmente ineficaz no sentido de salvar a equipe. Não duvide que o "circo" pode ter dois carros a menos nos grids das corridas de 2002...
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 11/04 - Dirani dominou o primeiro treino
 11/04 - Visita de Carrero pode ter a ver com um velho plano
 11/04 - Dixon dominou dois treinos no Japão. Kanaan veio a seguir
 10/04 - Os ?brutos? vão correr no mais aconchegante dos autódromos brasileiros
 10/04 - Jaguar descarta ter um chasis novo para a próxima temporada
 10/04 - Liberação de Jacarepaguá: ainda não foi desta vez
 10/04 - Segunda etapa da Fórmula Minas vai movimentar Betim
 10/04 - Guerra por pontos começa já nesta sexta-feira
 10/04 - Três treinos darão início à programação em Campo Grande
 09/04 - Pilotos da Ford terão um desafio extra na Nova Zelândia
 09/04 - McLaren continuará com o MP4-17D
 09/04 - Apenas um brasileiro na lista oficial para a temporada 2003
 09/04 - Ricardo foi o vencedor da prova de abertura do Gaúcho de Autocross
 08/04 - O Kartódromo voltará a sediar corridas de Kart
 08/04 - A F-CART vai correr nas ruas de Long Beach
 08/04 - Acidente de moto tira Franchitti do Japão
 08/04 - Preparativos finais para a corrida da BRASCAR em Londrina
 08/04 - Os ?brutos? vão invadir o interior gaúcho
 08/04 - ?Veteranos? e estreantes vão se enfrentar na pista sul-mato-grossense
 07/04 - Muito ?buxixo?, e um pódio para Nelsinho na estréia na Europa

... 650 651 652 653 654 655 656 657 658 659 660 661 662 663 664 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados