Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Penske começou a debater fusão entre CART e IRL
Quinta-feira, 24 de Junho de 2004
 
O milionário Roger Penske deu o primeiro passo nessa semana para uma provável fusão entre a Champ Car (ex-CART) e a IRL, categorias que passaram a brigar desde 1996 e até o momento a única beneficiária foi a NASCAR, que consolidou-se como a categoria mais importante do automobilismo norte-americano.

Empresário de sucesso, Penske vem dando sucessivas declarações que essa separação dá prejuízos ao esporte e que precisa chegar ao fim. Um dos criadores da Championship Auto Racing Teams em 1979, Roger Penske deixou a categoria em 2002 para concentrar seus esforços apenas na Indy Racing League, um duro golpe que quase acabou com a Fórmula CART.

Na última terça-feira, Roger reuniu-se com Kevin Kalkhoven e Gerald Forsythe, que juntos com Paul Gentilozzi são os donos da Open Wheel Racing Series LLC, atual dona da Champ Car. Apesar de ser ainda apenas o começo de uma reaproximação, foram discutidas mudanças que poderiam acontecer já na próxima temporada.

Caso as duas categorias passem a fazer apenas um campeonato, os carros seriam os mesmos usados atualmente na Fórmula Indy, que tem chassis G-Force e Dallara e motores Honda, Toyota e Chevrolet. O conjunto que é utilizado na CART, os antigos Lola e Reynard, seriam aposentados.

Quanto ao calendário, seriam 20 corridas sendo metade em circuitos mistos e ovais, reunindo os autódromos que mais recebem público atualmente. Da Champ Car, provavelmente seriam aproveitados Long Beach, Toronto, Cidade do México e Monterrey, enquanto do lado da Indy Racing League, os ovais do Texas, Michigan, Kansas, Richmond e, certamente, Indianápolis fariam partes do novo campeonato.

Outro fator importante para a reunificação do esporte diz a respeito da transmissão televisiva. A Indy Racing League tem um excelente acordo com a ABC/ESPN, enquanto a Champ Car paga uma quantia relativamente alta para transmitir suas corridas pela Spike TV.

?O encontro foi muito positivo e todos nós concordamos que é um grande negócio essa união. Mas ainda existem alguns obstáculos que tornam isso impossível de se concretizar no momento?, comentou Kevin Kalkhoven.

Foi discutido também que o novo campeonato será controlado por oito conselheiros, sendo metade da Champ Car e outra da Indy Racing League. Outra reunião deve acontecer nas próximas semanas, mas ainda sem data marcada.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 07/04 - ?As lições que ficaram?: é o tema do ?Papo de Box?
 06/04 - Jani ganhou mais uma. Melo Júnior veio a seguir
 06/04 - Erdos ficou apenas com a 15ª posição em Barcelona
 06/04 - Khodair deu um passeio, e venceu em Interlagos
 06/04 - Marca italiana ganhou também pela ?N-GT?
 06/04 - Domingo começou bem para a Ferrari
 05/04 - Confira o grid completo para a disputa em Interlagos
 05/04 - Khodair largará na pole da preliminar da Fórmula 1
 05/04 - Segunda classificatória não mudou as posições de largada do FIA GT
 05/04 - Confira os horários das corridas desse domingo
 05/04 - Green é o pole em Donington; Piquet larga em segundo
 05/04 - Exposição ?Velocidade em Arte? no Shopping Plaza Sul
 05/04 - Estréia apagada de Melo Júnior na ?Super Renault?
 05/04 - Brasileiro é provisóriamente o quinto no grid
 04/04 - De olho na telinha
 04/04 - Sondermann dominou o ensaio em Interlagos
 04/04 - Lister Storm dominou o segundo ensaio. Erdos melhorou bastante sua marca
 04/04 - F-Renault V6 já tem seu calendário definitivo
 04/04 - Argentino comanda o grid da F-Renault V6 em Barcelona
 04/04 - Cappelari/Gollin na frente. Brazuca ficou apenas com o 27º tempo

... 651 652 653 654 655 656 657 658 659 660 661 662 663 664 665 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados