Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/04 - Cappelari/Gollin na frente. Brazuca ficou apenas com o 27º tempo
 03/04 - Mais brazucas vão estar em ação neste final de semana
 03/04 - Panther Racing confirma dois carros em Indianápolis
 03/04 - Nelsinho foi bem no último treino. Carbone disputará provas do Inglês
 03/04 - F-Renault: prova de abertura vai ser atração global no domingo
 03/04 - Doze estreantes vão disputar a prova do domingo
 02/04 - Vítor Meira vai disputar a 500 Milhas de Indianápolis
 02/04 - Ralf: correndo sob pressão?
 02/04 - Penske terá um chassi G-Force no Japão
 01/04 - Duzentos pilotos e um bom público na abertura do Brasileiro de Arrancada
 01/04 - CBA realizará Assembléia nesta quinta-feira
 01/04 - Campeão da temporada ganhará um teste na equipe de F-1
 01/04 - Melo Júnior levará o verde e amarelo na primeira rodada da F-Ranault V6
 01/04 - Divulgado o novo calendário do Sul-americano
 01/04 - Hoje é o ?Dia D? para as equipes da Fórmula Renault
 31/03 - Estreante da F-Renault testou com um F-Chevrolet em Campo Grande
 31/03 - Newman venceu pela segunda vez na NASCAR
 31/03 - Pilotos tem até o dia 13 para a inscrição na ?Mil Quilômetros de Brasília
 30/03 - Brasil fez 2 x 1 no Uruguai na Copa Mercosul em Viamão
 30/03 - Bertholdo/Zoffman, Tedesco/Broering e Debes/Varaschin venceram em SC

... 652 653 654 655 656 657 658 659 660 661 662 663 664 665 666 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados