Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 23/02 - Raucci foi o melhor brasileiro na 19ª edição da “Winter Cup”
 23/02 - Histórico- Giuliano Raucci (SP) - 2014
 23/02 - Histórico- Gabriel Sereia (MT) - 2014
 23/02 - Histórico- Felipe Roncato Drugovich (PR) - 2014
 23/02 - Histórico- Sérgio Sette Câmara Filho (MG) - 2014
 19/02 - Monteiro e mais três ficaram “fora da festa”
 18/02 - Quebra do motor frustra participação de Monteiro na prova de Daytona
 18/02 - Rhodes na pole, e Monteiro na "P26" do grid
 18/02 - Ruston e Rhodes lideraram; Monteiro fez “P24” e “P25” em Daytona
 18/02 - Tempos do 2º treino em Daytona
 18/02 - Tempos do 1º treino em Daytona
 17/02 - Monteiro enfrenta desafio em Daytona nesta terça-feira
 17/02 - Os inscritos na UNOH Battle At The Beach
 14/02 - FIA WEC têm 31 times inscritos
 14/02 - Lista de inscritos no FIA WEC
 05/02 - Histórico- Daniel Serra (SP) - 2013
 04/02 - Di Grassi será titular na equipe Audi
 02/02 - Histórico- Gustavo Menezes (SP) - 2014
 01/02 - DF Racing Fans levará torcedores às etapas da Truck
 25/01 - Acidente entre os números 99 e 62 interrompeu a prova na Flórida

... 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados