Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mais uma temporada de "Guerra dos Pneus"
Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2002
 
Mais que a batalha entre as equipes e os pilotos pelo alcance do topo da tabela dos Mundiais, a temporada 2002 da Fórmula 1 terá a chamada "Guerra dos Pneus", um confronto que pelo segundo ano consecutivo será travado entre os japoneses da Bridgestone e os franceses da Michelin.

Impensável nos anos de 1999 e 2000 - quando apenas a fábrica nipônica fornecia seus compostos aos times- , a Guerra dos Pneus faz com que legiões de Técnicos e Engenheiros trabalhem incessantemente mesmo no período em que os pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta curtem suas chamadas "férias de Inverno".

Superação de limites e desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas são as palavras de ordem nas duas fábricas. Não importam quantos milhares de Dólares terão de deixar os cofres desta ou daquela empresa, valendo sim os resultados que os gastos geram no sentido de satisfazer os anseios dos cada vez mais exigentes times que integram as carteiras de clientes de um ou outro fornecedores.

Franceses saíram na frente

É fato que é praticamente impossível avaliar o nível de desenvolvimento atingido tanto por Bridgestone quanto por Michelin antes que os carros calçados com seus compostos entrem na pista "prá valer".

É inviável saber quais foram os técnicos que conseguiram maior evolução sem que os bólidos estejam reunidos num mesmo local, sob as mesmas condições meteorológicas, e num mesmo momento, condições que não acontecem nos testes de pré-temporada, que foram realizados às dezenas desde os primeiros dias de janeiro.

Um fator, porém, coloca os franceses em vantagem sobre os nipônicos: os integrantes do Departamento de Marketing da fábrica de Paris trabalharam muito melhor no período de "entressafra" de corridas, persuadindo os integrantes da equipe McLaren a bandearem para seu lado, interrompendo uma parceria de três anos com a fábrica concorrente.

Uma coisa é certa, apesar das afirmativas em contrário dos chefões de cada uma das fábricas: haverá sim prioridade para os principais clientes que compõem cada uma das carteiras.

Aos times de menor porte, estará reservado o privilégio de "pegarem carona" nas tecnologias desenvolvidas para os "Top Teams", o que com certeza não resultará em nenhuma desvantagem.

Confira no quadro abaixo quais equipes integram a carteira de clientes de cada uma das produtoras de pneus.

Bridgestone

Michelin

Arrows

Jaguar

BAR

McLaren

Ferrari

Minardi

Jordan

Renault

Sauber

Toyota

Williams

 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 30/03 - Direito do Diretor de Prova encerrar seu trabalho é o tema do ?Papo de Box?
 30/03 - Só deu Montagny na abertura da F-Super Nissan
 29/03 - Tem pole position brasileira na F-Super Nissan
 29/03 - Sai telefonia, entra investimento
 29/03 - Adiada para 2004 a aposentadoria dos eletrônicos
 28/03 - De olho na telinha
 28/03 - Novo critério de pontuações estréia na prova catarinense
 28/03 - Desta vez, curitibanos não verão a prova ao vivo
 28/03 - Montagny na frente. Brazucas na 3ª e 4ª posições
 28/03 - Ford vai abrir os cofres para indenizar Lauda
 27/03 - Há mais que um esqueleto de Kartódromo no Rio de Janeiro
 27/03 - Provas da Pick Up Racing vão ter horário fixo na BAND
 27/03 - Emerson estará autografando seu novo livro
 27/03 - Sai na manhã desta sexta-feira a lista de inscritos na prova catarinense
 27/03 - ?Copa Mercosul? sera ?avant-premiere? do Pan
 26/03 - Ao comandar o ?1-2-3? brazuca, Tony ajudou a movimentar os placares
 26/03 - Continua o passeio pelo tempo no ?Papo de Box?
 26/03 - Roush acha que Toyota pode ser ruim para a NASCAR
 26/03 - MEMÓRIA - Mexicano vence na estréia da CART no Japão
 26/03 - MEMÓRIA ? Confira a formação do grid do GP Brasil de 1998

... 653 654 655 656 657 658 659 660 661 662 663 664 665 666 667 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados