Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um carro para derrotar os importados
Domingo, 20 de Fevereiro de 2005
 
Adilson Ayres, o ?Asa?, preparador de carros de corrida que participou do projeto Fitti F-1, e que há muito tempo trabalha com Nelson Piquet, está preparando um protótipo para disputar as provas de Endurance brasileiras, entrando nas pistas com condições de derrotar os importados.

O projeto, que receberá o nome de ?Ayres 001?, é realmente revolucionário, e a máquina é construída a partir de um chassi monocoque confeccionado em alclaide dural de aviação, empregando ainda muita fibra de carbono e titânio, materiais amplamente utilizados nos carros que disputam provas em Le Mans e da Fórmula 1.

Usando toda a experiência que adquiriu em suas temporadas no exterior, Adilson Asa acredita que a máquina será capaz de registrar tempos abaixo de 1min30s em Interlagos, uma aposta que se prende muito à carroceria construída em fibra de carbono e kevlar, que tem como ponto forte a aerodinâmica, sobre a qual o construtor evita dar maiores detalhes.

O protótipo deverá estar pronto em meados deste ano, e a estréia deverá acontecer na próxima edição da Mil Milhas.

Características Técnicas:
Projeto e construção: Adilson ?Asa? Ayres
Chassi: monocoque em alclaide dural de aviação
Motor: Nissan V-6 biturbo
Câmbio: Hewland DG300 de 5 marchas
Suspensão: independente nas quatro rodas com sistema de push-road, com barra estabilizadora regulável, de dentro do carro, na frente e atrás
Freios: Freio a disco Brembo em carbono nas 4 rodas
Amortecedores: Penske Regulace de três vias
Carroceria: Kevlar e carbono
Outros detalhes: Tanque de combustível em borracha ioul; pedaleira em fibra de carbono, Arco de proteção (santantônio) em molibidênio e titânio; arrefecimento por dois radiadores de água laterais e 4 litros cada com intercooler, e dois radiadores de óleo; rodas de 9,5 polegadas na dianteira e de 12 polegadas na traseira; parafusos em titânio, Semi-eixo em titânio vazado e peso aproximado: 560 kg.
 
Napoleão A. Ribeiro
 
» Leia também

 22/03 - Bourdais larga na pole em Monterrey
 22/03 - Kanaan conquista mais uma pole position na F-Indy
 22/03 - Maia quebra recorde, e outra vez sai na frente pela Barber Dodge Pro
 22/03 - Servia em primeiro no último treino livre em Monterrey
 22/03 - Fernando Alonso vai sair na pole position da prova malaia
 22/03 - McLaren na frente também no segundo ensaio
 21/03 - Coulthard dominou o primeiro treino na Malásia
 21/03 - Prova da Graduados ?B? teve alto índice de quebras
 21/03 - Franchitti liderou segundo treino em Phoenix
 21/03 - Frank Perera na frente. Brazucas ficaram com o 3º e 4º tempos
 21/03 - Kaesemodel venceu pela Graduados ?A? no Sul-brasileiro
 21/03 - Tracy conquista a pole provisória no México
 21/03 - Sul-brasileiro: festa carioca na primeira da Sênior ?A?
 21/03 - Sul-brasileiro: Rossoni fechou na frente a primeira prova da Júnior
 21/03 - Louis venceu de novo. Desta vez pelo Sul-brasileiro
 21/03 - Deu Brack no primeiro treino em Phoenix
 21/03 - Serra venceu mais provas na pista de Pinhais
 21/03 - A Stock Car vai realizar sua 17ª corrida na pista em Pinhais
 21/03 - Walker Racing completará 300ª largadas na CART
 21/03 - Definidos os poles da primeira rodada do Sul-brasileiro

... 658 659 660 661 662 663 664 665 666 667 668 669 670 671 672 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados