Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 22/03 - Chuva pode cair no final da prova malaia
 22/03 - Bourdais larga na pole em Monterrey
 22/03 - Kanaan conquista mais uma pole position na F-Indy
 22/03 - Maia quebra recorde, e outra vez sai na frente pela Barber Dodge Pro
 22/03 - Servia em primeiro no último treino livre em Monterrey
 22/03 - Fernando Alonso vai sair na pole position da prova malaia
 22/03 - McLaren na frente também no segundo ensaio
 21/03 - Coulthard dominou o primeiro treino na Malásia
 21/03 - Prova da Graduados ?B? teve alto índice de quebras
 21/03 - Franchitti liderou segundo treino em Phoenix
 21/03 - Frank Perera na frente. Brazucas ficaram com o 3º e 4º tempos
 21/03 - Kaesemodel venceu pela Graduados ?A? no Sul-brasileiro
 21/03 - Tracy conquista a pole provisória no México
 21/03 - Sul-brasileiro: festa carioca na primeira da Sênior ?A?
 21/03 - Sul-brasileiro: Rossoni fechou na frente a primeira prova da Júnior
 21/03 - Louis venceu de novo. Desta vez pelo Sul-brasileiro
 21/03 - Deu Brack no primeiro treino em Phoenix
 21/03 - Serra venceu mais provas na pista de Pinhais
 21/03 - A Stock Car vai realizar sua 17ª corrida na pista em Pinhais
 21/03 - Walker Racing completará 300ª largadas na CART

... 658 659 660 661 662 663 664 665 666 667 668 669 670 671 672 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados