Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 21/03 - Tracy foi o mais rápido. Haberfeld terminou em terceiro
 21/03 - Final de semana começou complicado para a Jaguar
 21/03 - Michael será o último a ir à pista na classificatória
 21/03 - Coulthard dominou o primeiro treino na Malásia
 20/03 - Fique de olho na telinha
 20/03 - Gonzalez será substituído por Alex Yoong
 20/03 - Para Brawn, pneus vão decidir a prova malaia do ?circo?
 20/03 - George Altmann vai pilotar o monoposto durante a simulação
 20/03 - Estrangeiros chegam para disputar etapa do ?Billand Challenge?
 20/03 - Corrigido o site oficial do GP Brasil
 20/03 - Guerra não irá mudar o calendário da IRL
 20/03 - Danica Patrick será uma das destaques da Fórmula Atlantic
 20/03 - Paulista Light vai prosseguir em Barueri
 20/03 - Ferrari pode atrasar a estréia de seu novo carro
 20/03 - Confira os horários para a corrida no México
 20/03 - Confira os horários para a corrida em Phoenix
 20/03 - Hattori vai usar um Dallara a partir deste final de semana
 19/03 - Mo Nunn terá três carros em Indianápolis
 19/03 - Sul-brasileiro começa ?do outro lado do muro?
 19/03 - Poucos Karts, e outra vitória de Louis na ?Cadete?

... 659 660 661 662 663 664 665 666 667 668 669 670 671 672 673 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados