Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Autódromo de Monza verá a última corrida da Fórmula 3000
Quarta-feira, 08 de Setembro de 2004
 
Criada em 1985 pela Federação Internacional de Automobilismo para substituir a extinta Fórmula 2 e funcionar como base para os pilotos que gostariam de chegar à Fórmula 1, o Campeonato Internacional de Fórmula 3000 chegará ao seu triste fim no próximo final de semana, quando for disputada a décima e última etapa da temporada.

Sem nunca ter cumprido verdadeiramente o seu papel ? nenhum campeão da Fórmula 3000 conseguiu levantar o caneco na Fórmula 1 ?, a categoria sucumbe depois de duas temporadas com grids fracos e falta de competitividade. Os últimos campeões sequer conseguiram uma vaga na principal categoria do automobilismo mundial, tendo que desviar suas carreiras para os Estados Unidos ou aceitar competir com protótipos.

Embora o campeonato tenha passado por uma fase de sucesso, quando em 1996 mais de 30 carros lutavam para conseguirem uma vaga no grid, a criação de outras categorias mais baratas e com mais recursos ? como a World Series, Fórmula Renault V6 e a própria Fórmula 3000 Européia ?, minguaram de vez as vagas e no GP da Hungria do ano passado apenas 14 bólidos alinharam para a corrida.

Foram 206 corridas em 20 anos, sendo apenas duas delas fora do continente europeu: os GPs do Brasil de 2001 e 2002. O título desse ano já tem um dono, o italiano Vitantonio Liuzzi, que terá duplo incentivo para vencer no final de semana. Além da corrida ser disputada "em casa", no Autódromo de Monza, Liuzzi espera também ser o último piloto a subir ao lugar mais alto do pódio.

Em 2005, o espaço da Fórmula 3000 Internacional passará a ser ocupado pela Fórmula GP2, categoria que surge com o apoio da Renault, Bridgestone e Dallara. Especula-se que 30 carros já tenham sido encomendados, mas pelo andar da carruagem, se conseguir empatar com o grid atual de 18 bólidos já será considerada uma grande vitória.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 21/03 - Tracy foi o mais rápido. Haberfeld terminou em terceiro
 21/03 - Final de semana começou complicado para a Jaguar
 21/03 - Michael será o último a ir à pista na classificatória
 21/03 - Coulthard dominou o primeiro treino na Malásia
 20/03 - Fique de olho na telinha
 20/03 - Gonzalez será substituído por Alex Yoong
 20/03 - Para Brawn, pneus vão decidir a prova malaia do ?circo?
 20/03 - George Altmann vai pilotar o monoposto durante a simulação
 20/03 - Estrangeiros chegam para disputar etapa do ?Billand Challenge?
 20/03 - Corrigido o site oficial do GP Brasil
 20/03 - Guerra não irá mudar o calendário da IRL
 20/03 - Danica Patrick será uma das destaques da Fórmula Atlantic
 20/03 - Paulista Light vai prosseguir em Barueri
 20/03 - Ferrari pode atrasar a estréia de seu novo carro
 20/03 - Confira os horários para a corrida no México
 20/03 - Confira os horários para a corrida em Phoenix
 20/03 - Hattori vai usar um Dallara a partir deste final de semana
 19/03 - Mo Nunn terá três carros em Indianápolis
 19/03 - Sul-brasileiro começa ?do outro lado do muro?
 19/03 - Poucos Karts, e outra vitória de Louis na ?Cadete?

... 659 660 661 662 663 664 665 666 667 668 669 670 671 672 673 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados