Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 19/03 - Cerutti chegou na frente pela ?Júnior Menor?
 19/03 - Nathan levou a melhor na corrida da ?Júnior?
 19/03 - Vitória de Monteiro na Graduados ?B?
 19/03 - Vitória brasiliense na corrida da Graduados ?A?
 19/03 - Grid cheio, e Lucca Fernandes na frente pela ?Novatos?
 19/03 - Russo chegou na frente pela ?Super A?
 19/03 - Poucos concorrentes, e a vitória de Barroso
 19/03 - Site oficial do GP tem informações incorretas
 19/03 - Começa amanhã a entrega de Ingressos comprados pelo Telemarketing
 19/03 - Simulação de resgate vai movimentar Interlagos
 18/03 - Reunião foi ?muito positiva?, diz Scaglione
 18/03 - Merwe continua dominando os treinos da F3 Inglesa
 18/03 - Quase só há um sobrenome na lista de vencedores na Malásia
 18/03 - Veja os horários da F-1 na Malásia
 18/03 - Scaglione estará com Ruy César na tarde desta terça-feira
 17/03 - Vitória histórica de Rick Craven em Darlington
 17/03 - Protesto pode ter aberto a porta para o diálogo
 17/03 - Cresceram os totais dos três rankings
 17/03 - Sara Sanchez completou duas melhores voltas
 17/03 - Dias Ribeiro teve um final de semana muito bom na Califórnia

... 660 661 662 663 664 665 666 667 668 669 670 671 672 673 674 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados