Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA - Equipe Williams quer regulamento mais preciso
Segunda-feira, 24 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da primeira edição do  Speed On Line , de 26 de março de 1998.

O Diretor Técnico da Williams, Patrick Head, criticou a FIA por, em sua opinião, ?estar operando o Campeonato de F-1 com regras de critérios vagos?. Segundo Head, quando uma equipe tem alguma idéia nova, tem que submetê-la à comissão técnica da entidade e aguardar um parecer.

Se o novo dispositivo for considerado legal, a equipe terá permissão para produzí-lo. Caso a idéia seja considerada como fora do regulamento, a FIA enviará um comunicado.

O sistema de freios da McLaren foi o estopim da polêmica para todas as equipes. Head acha que o correto seria um regulamento mais rígido, no qual as equipes não precisariam consultar a FIA e, desta forma, ficarem à mercê de interpretações da Comissão Técnica. "O problema é que com o regulamento desta forma, a FIA pode interpretá-lo da maneira que quiser, e quando quiser", resumia.

O estopim do problema foi o polêmico sistema de freios da McLaren, considerado legal pela entidade. Várias equipes reclamaram contra o sistema, alegando que se tratava de um tipo de controle de tração ou um sistema de direção nas quatro rodas.

O polêmico sistema de freios do time de Woking funciona por meio de um terceiro pedal e um dispositivo que, quando acionado, direciona mais força frenante para uma das duas rodas traseiras. Desta forma, ao acionar o pedal e o dispositivo, o piloto impede que as rodas patinem, o que facilita a entrada e saída do monoposto nas curvas.

As equipes também suspeitam que o sistema possua algum tipo de controle eletrônico ? o que configuraria auxílio eletrônico ao piloto, proibido no regulamento.

Segundo Jacques Villeneuve, da Williams, que vem desenvolvendo um sistema semelhante, mas completamente mecânico, seria impossível para o piloto modular a força correta a ser aplicada ao freio e ainda precisar o momento exato de fazê-lo.

De qualquer forma, a FIA nega todas as hipóteses levantadas pelas equipes rivais da McLaren. Para Patrick Head, o episódio marcou um bom momento de rever o regulamento da F-1. "Hoje, quando uma equipe submete alguma idéia à FIA e esta é aprovada, só ela equipe fica sabendo. As demais, que por sua leitura do regulamento possam ter achado que o dispositivo seria ilegal, acabam prejudicadas", disse Patrick, que bate na tecla de um regulamento mais exato e sem necessidade de interpretações da Federação internacional de Automobilismo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 19/03 - Cerutti chegou na frente pela ?Júnior Menor?
 19/03 - Nathan levou a melhor na corrida da ?Júnior?
 19/03 - Vitória de Monteiro na Graduados ?B?
 19/03 - Vitória brasiliense na corrida da Graduados ?A?
 19/03 - Grid cheio, e Lucca Fernandes na frente pela ?Novatos?
 19/03 - Russo chegou na frente pela ?Super A?
 19/03 - Poucos concorrentes, e a vitória de Barroso
 19/03 - Site oficial do GP tem informações incorretas
 19/03 - Começa amanhã a entrega de Ingressos comprados pelo Telemarketing
 19/03 - Simulação de resgate vai movimentar Interlagos
 18/03 - Reunião foi ?muito positiva?, diz Scaglione
 18/03 - Merwe continua dominando os treinos da F3 Inglesa
 18/03 - Quase só há um sobrenome na lista de vencedores na Malásia
 18/03 - Veja os horários da F-1 na Malásia
 18/03 - Scaglione estará com Ruy César na tarde desta terça-feira
 17/03 - Vitória histórica de Rick Craven em Darlington
 17/03 - Protesto pode ter aberto a porta para o diálogo
 17/03 - Cresceram os totais dos três rankings
 17/03 - Sara Sanchez completou duas melhores voltas
 17/03 - Dias Ribeiro teve um final de semana muito bom na Califórnia

... 660 661 662 663 664 665 666 667 668 669 670 671 672 673 674 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados