Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Clima é de otimismo na Ferrari
Quinta-feira, 11 de Abril de 2002
 
A equipe Ferrari não pensa em outro resultado que não a vitória diante dos Tifosi, os fanáticos torcedores italianos que devem lotar completamente as dependências do "Autodromo Enzo e Dino Ferrari", em San Marino, uma república com apenas 60 quilômetros quadrados de área que neste final de semana sediará a 4ª etapa do Mundial de Fórmula 1.

Ross Brawn, o Diretor Técnico do time que têm sede em Maranello, diz que "É sempre muito emocionante correr na Itália diante dos Tifosi". Ross reconhece que o problema nos freios que deixou Michael Schumacher de fora do GP de San Marino do ano passado foi frustrante, mas ressaltou que o apoio dos torcedores foi fundamental para que o insucesso na prova que marcou a primeira vitória de Ralf Schumacher no "circo" pudesse ser superado: "Nós temos tido um apoio tremendo", ele falou, referindo-se aos torcedores.

Para Brawn, as dificuldades que os pilotos do time poderiam ter na corrida do próximo domingo com os freios e a tração serão facilmente contornáveis, já que segundo informou, nos treinos que a Ferrari realizou recentemente na pista de San Marino foram recolhidos "Dados técnicos suficientes" para a realização de modificações necessárias à última hora. "Testamos o novo carro em Imola há algumas semanas, o que nos permitiu ter uma boa base de dados para começarmos a trabalhar", ele conta.

O dirigente ferrarista diz que a pista de San Marino é, "junto com a do Canadá", uma das que mais exige dos freios dos carros, daí ter adiantado que os treinos da sexta-feira serão totalmente usados para a avaliação de qual dos três sistemas de frenagem disponíveis na equipe se enquadra melhor ao uso neste final de semana.

Segundo Brawn, os problemas de superaquecimento do sistema de freios que tiraram Michael Schumacher da corrida do ano passado "não deverão se repetir desta vez".

Menos carga na traseira

As características do traçado de San Marino exigem, além de um bom sistema de frenagem, que os carros tenham tração nas saídas de curva, mas sem que haja excesso de carga aerodinâmica na parte traseira do carro. "A melhor solução é correr com a parte traseira do carro o mais suave possível, sem deixar que escape", disse Ross Brawn, que ressaltou: "É um ajuste delicado, que o piloto tem de atingir no final de semana, adaptando o carro a sua própria maneira de conduzir", falou.

Para Brawn, o alcance do acerto ideal terá também muito a ver com os pneus: "Tivemos novos pneus no Brasil que testamos em Ímola, e teremos outro novo composto para Ímola, que foi testado em Interlagos", falou o britânico, que se confessou ter sido positivamente surpreendido com a resistência que os compostos da Bridgestone apresentaram diante da estratégia de uma única parada traçada para Michael Schumacher na prova brasileira. "Estávamos preocupados com a durabilidade dos pneus, mas o novo carro parece ser muito menos agressivo com os pneus traseiros que seu antecessor", completou.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 14/03 - Sato terminou na frente o dia de testes
 14/03 - Adiada a rodada de abertura da temporada 2003
 14/03 - Final de semana traz boas chances de movimentação dos rankings
 14/03 - Começa na próxima semana a proibição de treinos
 14/03 - Da Matta dominou todas as sessões de ensaio que realizou em Jerez
 13/03 - Merwe na frente em Donington Park
 13/03 - Augusto Farfus foi o melhor no treino da F-3000
 13/03 - Guerra pode cancelar corrida da F-Indy no Japão
 13/03 - Pick Up Racing e Fórmula Truck podem atravessar a fronteira
 12/03 - Jarrett completará 500 corridas na NASCAR
 12/03 - Dupla da Manor Motorsports na frente em Brands Hatch
 12/03 - Indiano termina na frente treino em Jarama
 12/03 - CART divulga resultados financeiros de 2002
 12/03 - Três lá, três cá: o Norte-Nordeste promete ser novamente brilhante
 12/03 - A capital de Goiás já começa viver o clima da F-Truck
 12/03 - Adiada sessão de testes do F2003-GA
 11/03 - Antinucci dominou treino da F3 Inglesa em Rockingham
 11/03 - Cancelamento da corrida em Elkhart Lake repercutiu mal
 11/03 - Automobilismo carioca de luto em Jacarepaguá
 10/03 - Lister Cars contrata dupla da Ferrari

... 662 663 664 665 666 667 668 669 670 671 672 673 674 675 676 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados