Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Traçado em Nürburg volta a receber o "circo"
Quinta-feira, 20 de Junho de 2002
 
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, sediará no próximo domingo o Grande Prêmio da Europa, o 9º dos 17 totais previstos pelo calendário da temporada 2002 da Fórmula 1.

Tendo completado seu 75º ano no mês passado, a pista recebeu como presente uma espécie de "Bico de Pato" no final da reta dos boxes, o que transformará o traçado num ambiente a ser reconhecido pelos pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta.

A 5ª prova consecutiva

A corrida deste domingo será a 5ª consecutiva em que a pista situada em Nürburg sediará o Grande Prêmio da Europa, disputa que integra os calendários da F-1 desde 1983, quando o palco foi Brands Hatch, na Inglaterra.

Nürburgring sediou seu primeiro GP europeu em 1984, e voltou a constar do calendário da prova continental - que não aconteceu entre 86 a 92 - em 1995 e 96, e depois consecutivamente à partir de 1999.

Mas a presença do traçado no calendário do "circo" é quase tão antiga quanto a própria história dos certames da F-1, que correu pela primeira na pista em Nürburg no dia 29 de julho de 1951, numa disputa onde Alberto Ascari saiu da pole position e venceu a bordo de seu Ferrari, e Juan Manuel Fangio completou a volta mais rápida pilotando um Alfa Romeo.

À época, o traçado tinha exagerados 22.810 metros, uma extensão que passou a ser ainda maior após 1967, desde quando as corridas aconteceram numa pista com nada menos que 22.385 metros.

Com a nova metragem, a pista sediou os GPs da Alemanha entre as temporadas de 1967 a 1976, exceto o de 1970, que foi disputado em Hockenheim.

Depois de passar por uma reforma bastante ampla, que fez o traçado passar a ter 4.542 metros, Nürburgring - que em 76 entrou para a história por ter sido palco de um acidente seguido de incêndio que quase tirou a vida do austríaco Niki Lauda -, só sediou mais um GP alemão: o de 1985, quando o pole foi Teo Fabi, com um Tolemann, e a vitória foi de Michele Alboreto, com um Ferrari.

Clique aqui para conhecer todos os vencedores das provas em Nürburgring.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 19/12 - No ar a Galeria dos carros da 500 Milhas
 18/12 - Encerrada a temporada do Velokart
 18/12 - Velokart: Veja os pódios das etapas
 18/12 - Os números finais da Copa Velokart
 14/12 - #80 Passa a comandar o pelotão
 13/12 - Médico se propõe a orientar pilotos em check-up
 05/10 - Dixon venceu em Houston, e está 8 pontos atrás de Castro Neves
 05/10 - Veja o resultado do sábado em Houston
 05/10 - Vettel largará na pole na Coréia
 28/09 - Categoria se despede após 14 temporadas
 28/09 - Grand-Am: Resultado deste sábado
 28/09 - Angelelli/Taylor faturaram a vitória e o título na última da Grand-Am
 02/09 - Pagenaud ganhou a prova da Indy em Baltimore
 02/09 - Dixon pede a demissão de Diretor de prova
 02/09 - Power reconhece erro na manobra que tirou Dixon da prova
 02/09 - Confira os números da Indy
 01/09 - Parcial da 151ª volta
 31/08 - Barrichello cravou sua primeira pole na Stock
 31/08 - Dixon largará na pole em Baltimore
 25/08 - Power fechou na frente a corrida de Sonoma

... 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados