Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/03 - Chevrolet preocupada com seus motores
 04/03 - Mais dinheiro nos cofres da equipe Toyota
 04/03 - Stoddart rebate as críticas de Dennis
 04/03 - Vem aí a 19ª prova do ?circo? em solo australiano
 04/03 - Madeireiros podem bloquear o circuito australiano
 03/03 - O ?circo? já começou a se instalar em Merlbourne
 03/03 - Medeiros e Kanaan movimentaram o ranking de poles
 03/03 - Festa de Matt Kenseth em Las Vegas
 02/03 - Do título da prova ao pódio, só deu Toyota
 02/03 - Scott Dixon venceu a Toyota Indy 300
 02/03 - Fontana mantém a supremacia no TC2000
 02/03 - Chassis Dallara são a maioria na F-Indy
 02/03 - Taylor venceu a primeira da Infiniti Pro
 02/03 - Burns assumiu o comando da tabela de pilotos
 02/03 - Confira quem marcou pontos na prova turca
 02/03 - Sainz atinge sua 25ª vitória no Mundial
 02/03 - Quebrada a seqüência de insucessos do MCR
 02/03 - Mosley abrirá a série de conferências na Austrália
 01/03 - Serão três os campeonatos de Endurance nesta temporada
 01/03 - Kanaan satisfeito com desempenho da equipe

... 666 667 668 669 670 671 672 673 674 675 676 677 678 679 680 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados