Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Cacá Bueno recupera a vitória conquistada em Jacarepaguá
Segunda-feira, 23 de Setembro de 2002
 
A Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva julgou na tarde desta segunda-feira, o recurso do piloto Cacá Bueno e anulou por unanimidade (quatro votos a zero) a desclassificação imposta pela Confederação Brasileira de Automobilismo ao piloto que venceu a sétima etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8, que foi disputada no dia 11 de agosto, no Rio de Janeiro. Com isso, Cacá recupera os 25 pontos da vitória e salta para a quarta colocação na tabela de classificação.
?Foi feita justiça. Eu e toda a equipe sabíamos que ninguém havia mexido na peça. A vitória no Rio foi conquistada na pista, da forma mais limpa possível, e o tribunal comprovou isso?, vibrou Cacá, depois de mais de três horas de julgamento, no qual foi um dos depoentes.
A alegação da CBA para tirar-lhe os pontos no Rio havia sido a de que a válvula de combustível do carro de Cacá estava irregular, diferente das peças dos outros carros cujos pilotos também foram ao pódio. Na prova, Cacá fizera o tempo mais rápido do pit stop.
A defesa de Cacá no julgamento, feita pelo advogado Dr. Alper Alves Pereira, recorreu a vários fatos, dentre os quais a de que a vitória não fora construída somente no reabastecimento; o único fornecedor de válvulas de combustível da categoria as fabrica artesanalmente, e, embora sejam parecidas, possuem diferenças; e que Cacá e sua equipe, a Action Power, possuem um histórico de vitórias e títulos juntamente com uma reputação ilibada.
A base da defesa, porém, se constituiu, fundamentalmente, num item que convenceu os auditores: não existe nos regulamentos técnico e desportivo de competição da CBA especificações sobre as medidas das válvulas de combustível. Nem ao menos um gráfico ou desenho, ou ainda um modelo. E as peças são utilizadas pelas equipes da forma como vêm da fábrica.
Afirmações do Sr. Colinha, fabricante das peças, foram utilizadas como prova pela defesa: ele admitiu fazer eventualmente retrabalhos em algumas válvulas que fornece e afirma também ter visto as peças após a prova no Rio e não ter encontrado nada de errado com elas.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 04/03 - Max Papis assina com a JML Team Panoz
 04/03 - Chevrolet preocupada com seus motores
 04/03 - Mais dinheiro nos cofres da equipe Toyota
 04/03 - Stoddart rebate as críticas de Dennis
 04/03 - Vem aí a 19ª prova do ?circo? em solo australiano
 04/03 - Madeireiros podem bloquear o circuito australiano
 03/03 - O ?circo? já começou a se instalar em Merlbourne
 03/03 - Medeiros e Kanaan movimentaram o ranking de poles
 03/03 - Festa de Matt Kenseth em Las Vegas
 02/03 - Do título da prova ao pódio, só deu Toyota
 02/03 - Scott Dixon venceu a Toyota Indy 300
 02/03 - Fontana mantém a supremacia no TC2000
 02/03 - Chassis Dallara são a maioria na F-Indy
 02/03 - Taylor venceu a primeira da Infiniti Pro
 02/03 - Burns assumiu o comando da tabela de pilotos
 02/03 - Confira quem marcou pontos na prova turca
 02/03 - Sainz atinge sua 25ª vitória no Mundial
 02/03 - Quebrada a seqüência de insucessos do MCR
 02/03 - Mosley abrirá a série de conferências na Austrália
 01/03 - Serão três os campeonatos de Endurance nesta temporada

... 666 667 668 669 670 671 672 673 674 675 676 677 678 679 680 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados