Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mais uma temporada de "Guerra dos Pneus"
Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2002
 
Mais que a batalha entre as equipes e os pilotos pelo alcance do topo da tabela dos Mundiais, a temporada 2002 da Fórmula 1 terá a chamada "Guerra dos Pneus", um confronto que pelo segundo ano consecutivo será travado entre os japoneses da Bridgestone e os franceses da Michelin.

Impensável nos anos de 1999 e 2000 - quando apenas a fábrica nipônica fornecia seus compostos aos times- , a Guerra dos Pneus faz com que legiões de Técnicos e Engenheiros trabalhem incessantemente mesmo no período em que os pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta curtem suas chamadas "férias de Inverno".

Superação de limites e desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas são as palavras de ordem nas duas fábricas. Não importam quantos milhares de Dólares terão de deixar os cofres desta ou daquela empresa, valendo sim os resultados que os gastos geram no sentido de satisfazer os anseios dos cada vez mais exigentes times que integram as carteiras de clientes de um ou outro fornecedores.

Franceses saíram na frente

É fato que é praticamente impossível avaliar o nível de desenvolvimento atingido tanto por Bridgestone quanto por Michelin antes que os carros calçados com seus compostos entrem na pista "prá valer".

É inviável saber quais foram os técnicos que conseguiram maior evolução sem que os bólidos estejam reunidos num mesmo local, sob as mesmas condições meteorológicas, e num mesmo momento, condições que não acontecem nos testes de pré-temporada, que foram realizados às dezenas desde os primeiros dias de janeiro.

Um fator, porém, coloca os franceses em vantagem sobre os nipônicos: os integrantes do Departamento de Marketing da fábrica de Paris trabalharam muito melhor no período de "entressafra" de corridas, persuadindo os integrantes da equipe McLaren a bandearem para seu lado, interrompendo uma parceria de três anos com a fábrica concorrente.

Uma coisa é certa, apesar das afirmativas em contrário dos chefões de cada uma das fábricas: haverá sim prioridade para os principais clientes que compõem cada uma das carteiras.

Aos times de menor porte, estará reservado o privilégio de "pegarem carona" nas tecnologias desenvolvidas para os "Top Teams", o que com certeza não resultará em nenhuma desvantagem.

Confira no quadro abaixo quais equipes integram a carteira de clientes de cada uma das produtoras de pneus.

Bridgestone

Michelin

Arrows

Jaguar

BAR

McLaren

Ferrari

Minardi

Jordan

Renault

Sauber

Toyota

Williams

 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 26/02 - Vai começar a 24ª temporada do TC2000
 26/02 - RD135 - Marcelo Nivoloni fatura a primeira do ano
 26/02 - Bicampeão da Barber Dodge vai correr na Infiniti Pro
 26/02 - Equipes aproveitaram os dois dias de treinos em Londrina
 26/02 - Barba, cabelo e bigode também na sênior Light
 26/02 - Racing Master - Thomé de ponta a ponta
 26/02 - D&R consegue patrocínio e Sarah Fisher corre em Miami
 26/02 - Ricardo Sperafico assina com a Coloni
 25/02 - Super 125 - Rafael Monteiro na ponta
 25/02 - Racing Sprinter - Miranda fatura prova inaugural
 25/02 - Movimentados pela segunda vez os rankings
 25/02 - ?A FIA criou muita confusão com as novas regras?, reclama Coulthard
 24/02 - Chevrolet retorna ao TC2000
 24/02 - Hemelgarn Racing confirma participação na F-Indy
 24/02 - Londrina vai receber os treinos coletivos da Stock Car
 24/02 - Jaguar Racing contrata diretor esportivo
 24/02 - Vitória da experiência na Carolina do Norte
 24/02 - Light Junior - Nathan Silva recebe a primeira bandeirada
 23/02 - Inglês faturou o título de inverno da F-Renault Norte-americana
 23/02 - Tricampeões do ?Sertões? venceram a disputa em Campos

... 668 669 670 671 672 673 674 675 676 677 678 679 680 681 682 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados