Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 13/02 - Minardi espera ?bater o martelo? antes do teste do novo carro
 13/02 - Pilotos da Stock Car ?alternativa? vão sair na frente nesta sexta-feira
 13/02 - Acontece nesta sexta-feira a primeira das 4 etapas do ?IROC?
 13/02 - É lento o ritmo de confirmações no ?Internacional?
 12/02 - Alonso dominou em Valência
 12/02 - McLaren e Toyota treinaram na França
 12/02 - Montoya numa, e Schumacher na outra pista
 11/02 - Grana de cervejaria tira o ?Eurospeedway? do buraco
 11/02 - Brawn propõe união entre os times do ?circo?
 11/02 - ?Ano 2? do Brasileiro de Arrancada será aberto em Pinhais
 11/02 - Para ir aquecendo os motores
 11/02 - O ?Pan? voltará a acontecer no Brasil
 11/02 - Por enquanto, são 19 pilotos, e 13 equipes
 10/02 - Ralf terminou na frente o treino em Valência
 10/02 - Oficializada a transmissão das provas pela RedeTV!
 10/02 - ?Puma? estará presente também na Jaguar
 10/02 - Abreu deve correr na F-BMW alemã
 10/02 - Paulista ?Light? terá a maior parte das corridas disputadas em Barueri
 10/02 - Paulista vai começar nesse final de semana em Interlagos
 10/02 - Adiada para 3 de maio a rodada de abertura do "Paulistão"

... 674 675 676 677 678 679 680 681 682 683 684 685 686 687 688 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados