Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 13/02 - Pilotos da Stock Car ?alternativa? vão sair na frente nesta sexta-feira
 13/02 - Acontece nesta sexta-feira a primeira das 4 etapas do ?IROC?
 13/02 - É lento o ritmo de confirmações no ?Internacional?
 12/02 - Alonso dominou em Valência
 12/02 - McLaren e Toyota treinaram na França
 12/02 - Montoya numa, e Schumacher na outra pista
 11/02 - Grana de cervejaria tira o ?Eurospeedway? do buraco
 11/02 - Brawn propõe união entre os times do ?circo?
 11/02 - ?Ano 2? do Brasileiro de Arrancada será aberto em Pinhais
 11/02 - Para ir aquecendo os motores
 11/02 - O ?Pan? voltará a acontecer no Brasil
 11/02 - Por enquanto, são 19 pilotos, e 13 equipes
 10/02 - Ralf terminou na frente o treino em Valência
 10/02 - Oficializada a transmissão das provas pela RedeTV!
 10/02 - ?Puma? estará presente também na Jaguar
 10/02 - Abreu deve correr na F-BMW alemã
 10/02 - Paulista ?Light? terá a maior parte das corridas disputadas em Barueri
 10/02 - Paulista vai começar nesse final de semana em Interlagos
 10/02 - Adiada para 3 de maio a rodada de abertura do "Paulistão"
 10/02 - Confira as datas dos certames paulistas

... 674 675 676 677 678 679 680 681 682 683 684 685 686 687 688 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados