Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mais uma temporada de "Guerra dos Pneus"
Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2002
 
Mais que a batalha entre as equipes e os pilotos pelo alcance do topo da tabela dos Mundiais, a temporada 2002 da Fórmula 1 terá a chamada "Guerra dos Pneus", um confronto que pelo segundo ano consecutivo será travado entre os japoneses da Bridgestone e os franceses da Michelin.

Impensável nos anos de 1999 e 2000 - quando apenas a fábrica nipônica fornecia seus compostos aos times- , a Guerra dos Pneus faz com que legiões de Técnicos e Engenheiros trabalhem incessantemente mesmo no período em que os pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta curtem suas chamadas "férias de Inverno".

Superação de limites e desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas são as palavras de ordem nas duas fábricas. Não importam quantos milhares de Dólares terão de deixar os cofres desta ou daquela empresa, valendo sim os resultados que os gastos geram no sentido de satisfazer os anseios dos cada vez mais exigentes times que integram as carteiras de clientes de um ou outro fornecedores.

Franceses saíram na frente

É fato que é praticamente impossível avaliar o nível de desenvolvimento atingido tanto por Bridgestone quanto por Michelin antes que os carros calçados com seus compostos entrem na pista "prá valer".

É inviável saber quais foram os técnicos que conseguiram maior evolução sem que os bólidos estejam reunidos num mesmo local, sob as mesmas condições meteorológicas, e num mesmo momento, condições que não acontecem nos testes de pré-temporada, que foram realizados às dezenas desde os primeiros dias de janeiro.

Um fator, porém, coloca os franceses em vantagem sobre os nipônicos: os integrantes do Departamento de Marketing da fábrica de Paris trabalharam muito melhor no período de "entressafra" de corridas, persuadindo os integrantes da equipe McLaren a bandearem para seu lado, interrompendo uma parceria de três anos com a fábrica concorrente.

Uma coisa é certa, apesar das afirmativas em contrário dos chefões de cada uma das fábricas: haverá sim prioridade para os principais clientes que compõem cada uma das carteiras.

Aos times de menor porte, estará reservado o privilégio de "pegarem carona" nas tecnologias desenvolvidas para os "Top Teams", o que com certeza não resultará em nenhuma desvantagem.

Confira no quadro abaixo quais equipes integram a carteira de clientes de cada uma das produtoras de pneus.

Bridgestone

Michelin

Arrows

Jaguar

BAR

McLaren

Ferrari

Minardi

Jordan

Renault

Sauber

Toyota

Williams

 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 10/02 - Confira as datas dos certames paulistas
 09/02 - Lançado o novo modelo da Sauber
 09/02 - Grönholm completou na frente o Rali da Suécia
 09/02 - Reunião nesta segunda pode decidir o futuro da pista carioca
 09/02 - Brasileiro acontecerá nos dias 13 e 27 de julho
 09/02 - Brasileiro de Cross Country tem 8 etapas previstas
 08/02 - Rice bateu forte, mas escapou ileso
 08/02 - Kanaan dominou o dia de ensaios em Phoenix
 08/02 - O ?circo? já tem 30 nomes confirmados
 08/02 - Confira a formação dos times do "circo" (atualização)
 08/02 - Primeira lista de 2003 tem 26 nomes
 07/02 - Hélio Castro Neves foi o melhor nos treinos em Phoenix
 07/02 - ?Tuka? vai disputar novamente o campeonato da F-Super Nissan
 07/02 - Bourdais dominou também o último dia do "Spring Training"
 07/02 - Barion vai correr na ANR
 07/02 - Nova máquina da Ferrari apresenta diversas modificações
 07/02 - Ferrari apresentou sua máquina para a temporada 2003
 07/02 - Parlamento veta verbas para obras em Bahrain
 06/02 - Brasileiro da modalidade vai crescer muito neste ano
 06/02 - Carlos Sainz dominou o ?Shakedown? na Suécia

... 675 676 677 678 679 680 681 682 683 684 685 686 687 688 689 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados