Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
20 anos após o auge, o Brasileiro de Marcas vai voltar a acontecer
Sexta-feira, 24 de Outubro de 2003
 
O Campeonato Brasileiro de Marcas, sucesso que durou de 1983 a 1994, e que teve seu auge na segunda temporada, quando a média de carros alinhados foi de 60, vai voltar a ser disputado em 2004.

A Confederação Brasileira de Automobilismo será a responsável pelo renascimento do certame que inicialmente terá uma categoria voltada aos carros 1.6 ?que já disputam os diversos campeonatos de Turismo N espalhados pelo país?, lembra o Presidente Paulo Scaglione, que salienta que, após, será criada uma divisão destinada aos veículos com propulsores de 2 litros.

No retorno do campeonato ao cenário brasileiro, a idéia é de que as corridas tenham transmissões pela TV, para o que a CBA inclusive já iniciou conversas com potenciais patrocinadores. ?Nossa idéia é termos um parceiro que arque com os custos apenas da transmissão por TV?, conta Scaglione.

Um passeio pela história da categoria

Sucesso é a palavra que melhor define especialmente os primeiros anos dos 11 em que o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi disputado, um tempo em que as competições mobilizavam pilotos e preparadores literalmente de Norte a Sul do país.

A história do Campeonato começou em 1983, quando o mineiro Toninho da Matta (pai do atual piloto da equipe Toyota de Fórmula 1 Cristiano da Matta) sagrou-se o melhor depois das seis corridas válidas pelo campeonato que disputou a bordo de um modelo 147 da Fiat.

As 8 provas da temporada de 1984 marcaram o auge da categoria, com 60 carros por corrida, em média, num certame que começou com a ?6 Horas? ? que teve 69 carros alinhados -, e terminou depois da ?12 Horas de Interlagos?, uma corrida que contou com a participação de 59 veículos, e depois da qual a dupla formada pelo carioca Jayme Figueiredo e pelo paulista Xandy Negrão festejou o título, correndo com um modelo Voyage da Volkswagen.

Já sem o apelo inicial, uma vez que muitos desentendimentos aconteceram principalmente por questões ligadas aos regulamentos, o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi perdendo força, tendo uma temporada bastante fraca em 1993, e terminando depois das 8 corridas disputadas em 1994.

A partir de agora, exceto nos finais de semana, você vai acompanhar conosco cada uma das temporadas válidas pelo Brasileiro de Marcas e Pilotos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 06/02 - Sul-brasileiro vai começar em Curitiba
 06/02 - CBA veta a realização da prova de rua no Rio de Janeiro
 06/02 - Campeonato Brasileiro já tem 12 nomes confirmados
 06/02 - Substituição da Ferrari: sai Burti, entra Massa
 05/02 - Mais um dia de domínio ferrarista
 05/02 - Foi espanhol o domínio no segundo dia do ?Spring Training?
 05/02 - Representante da RJR nega notícia divulgada
 05/02 - ?Benson & Hedges? volta a ser o principal patrocinador da Jordan
 05/02 - Divulgada a lista de pilotos da Winston Cup
 05/02 - Grana da Epson deixa Daré a pé até a 4ª etapa do ano
 05/02 - Landi vai correr pela Avallone
 04/02 - Os ferraristas apenas inverteram a ordem na Catalunha
 04/02 - Domínio francês no ?Spring Training?
 04/02 - Brasileiro domina os treinos da F-Indy
 04/02 - Quem corre onde nesta temporada
 04/02 - Terminou o mistério: Firman pilotará o segundo carro da Jordan
 04/02 - ?Estou convencido dos benefícios do HANS?, disse Altmann
 04/02 - A premiada Sarah, vai ganhar um companheiro em seu patrocínio pessoal
 03/02 - Barrichello e Schumacher na frente em Barcelona
 03/02 - Depois da ?Indy 500?, a aposentadoria

... 676 677 678 679 680 681 682 683 684 685 686 687 688 689 690 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados