Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Vencedores da Fórmula 3 em Piriápolis citam a receita da vitória
Quarta-feira, 03 de Outubro de 2001
 
A abertura da fase final do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 vai transcorrer sob condições totalmente avessas às que os pilotos e equipes da categoria estão acostumados a enfrentar. A nona das 12 etapas, no próximo domingo na pista de rua uruguaio de Piriápolis, vai constituir um verdadeiro exercício de estratégia na disputa pela vitória. O fato do circuito praticamente não oferecer pontos de ultrapassagens valoriza a presença na primeira fila do grid de largada.

Há várias outras particularidades que vão exigir atenção redobrada dos pilotos nos treinos e nas corridas. Uma delas é a constância com que as condições da pista apresentam alterações. Isso em função da areia da beira-mar trazida pelo vento para o trecho da curta reta dos boxes. ?Essa é uma questão que foge ao controle e que pode custar a corrida. Você acaba dependendo um pouco da sorte, também?, explica o paulista Thiago Medeiros, vencedor da prova no ano passado.
Terceiro colocado no campeonato, Thiago é um dos três vencedores de Piriápolis que estarão na pista, pilotando o Dallara/Mugen-Honda da Amir Nasr Racing. Ele entende que as características travadas do traçado facilitam o desgaste excessivo do equipamento. ?Além de toda a concentração que o piloto precisa ter para não errar, há a preocupação de poupar o equipamento. Sob essas condições, não é difícil ficar a pé antes da bandeirada com quebra do câmbio?, explica.

Companheiro de equipe de Thiago, o gaúcho Juliano Moro, líder com quatro vitórias em oito corridas, frisa que paciência é um ingrediente fundamental na receita para um bom desempenho em Piriápolis. ?A primeira coisa é não errar nos treinos e colocar tudo a perder. Se você força o ritmo antes da hora e errar, perde muito tempo e acaba prejudicando todo o trabalho do fim de semana?, explica. Ele também cita o fator sorte, diante das adversidades a mais que a pista oferece.

Apesar da liderança relativamente tranqüila, Juliano ainda não se vê em posição de administrar resultados. ?O objetivo é o mesmo de sempre, ganhar a corrida. Tenho todas as condições para isso e vou para o ataque, porque uma vantagem de 22 pontos, com 80 ainda em jogo, é pequena. Não vou me arriscar muito, o negócio é manter a cabeça no lugar?, diz, lembrando que em Campo Grande perdeu a liderança por conta do acidente motivado pela rodada de um retardatário à sua frente.

Juliano, Thiago e o baiano Luís Medrado, os três integrantes da Amir Nasr Racing, equipe que tem apoio do pool CEB/Banco Regional de Brasília/Drugovich/JFM, participaram de testes com seus carros na última semana na pista de kart de Guará, cidade-satélite de Brasília. ?Esse teste foi bom para aprendermos algumas coisas sobre o carro. Como o fim de semana de corrida é muito apertado, a experiência com o carro numa pista travada deve ajudar um pouco?, acredita o gaúcho.

Os vencedores de Piriápolis
20/03/1994 - Néstor Gabriel Furlan (ARG/GF Motorsport), Dallara/Fiat
23/10/1994 - Néstor Gabriel Furlan (ARG/GF Motorsport), Dallara/Fiat
20/10/1996 - Néstor Gabriel Furlan (ARG/GF Motorsport), Dallara/Fiat
19/10/1997 - Juliano Moro (BRA/Amir Nasr Racing), Dallara/Mugen-Honda
25/10/1998 - Jaime Melo Júnior (BRA/Cesário Formula), Dallara-Mugen-Honda
09/10/1999 - Jaime Melo Júnior (BRA/Avallone Motorsport), Dallara/Mugen-Honda
10/10/1999 - Jaime Melo Júnior (BRA/Avallone Motorsport), Dallara/Mugen-Honda
07/10/2000 - Thiago Medeiros (BRA/Avallone Motorsport), Dallara/Mugen-Honda
08/10/2000 - João Paulo Oliveira (BRA/Cesário Formula), Dallara/Mugen-Honda
 
Marcos Ferreira
 
» Leia também

 06/02 - Vem aí um superfinal de semana do kartísmo catarinense
 06/02 - Sul-brasileiro vai começar em Curitiba
 06/02 - CBA veta a realização da prova de rua no Rio de Janeiro
 06/02 - Campeonato Brasileiro já tem 12 nomes confirmados
 06/02 - Substituição da Ferrari: sai Burti, entra Massa
 05/02 - Mais um dia de domínio ferrarista
 05/02 - Foi espanhol o domínio no segundo dia do ?Spring Training?
 05/02 - Representante da RJR nega notícia divulgada
 05/02 - ?Benson & Hedges? volta a ser o principal patrocinador da Jordan
 05/02 - Divulgada a lista de pilotos da Winston Cup
 05/02 - Grana da Epson deixa Daré a pé até a 4ª etapa do ano
 05/02 - Landi vai correr pela Avallone
 04/02 - Os ferraristas apenas inverteram a ordem na Catalunha
 04/02 - Domínio francês no ?Spring Training?
 04/02 - Brasileiro domina os treinos da F-Indy
 04/02 - Quem corre onde nesta temporada
 04/02 - Terminou o mistério: Firman pilotará o segundo carro da Jordan
 04/02 - ?Estou convencido dos benefícios do HANS?, disse Altmann
 04/02 - A premiada Sarah, vai ganhar um companheiro em seu patrocínio pessoal
 03/02 - Barrichello e Schumacher na frente em Barcelona

... 676 677 678 679 680 681 682 683 684 685 686 687 688 689 690 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados