Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
?Vamos fazer corridas??
Terça-feira, 23 de Maio de 2006
 
A história das provas automobilísticas nas ruas de Mônaco começou por influência de Antony Noghes, um próspero empresário do ramo do tabaco residente na cidade que ?fez a cabeça? do príncipe Louis II, que, entusiasmado, mergulhou na idéia de realizar corridas, e fundou o "Automobile Club de Monaco", do qual Noghes foi o primeiro presidente.

A história das provas no traçado que percorre praticamente toda a cidade começou a ser escrita em 1929, quando um piloto que consta dos resultados apenas com o nome de Williams venceu as 100 voltas de uma prova que durou 3h56min11s0, na qual o ganhador andou à média de 80,194 km/h com seu Bugatti.

As disputas anteriores à primeira passagem oficial do ?circo? pelas ruas do principado voltaram a ser travadas anualmente, com Rene Dreyfus ganhando em 1930, Louis Chiron em 1931, Tazio Nuvolari em 32, e outros cinco pilotos diferentes chegando na frente das provas disputadas ininterruptamente de 1933 a 37, e depois novamente em 48, quando Giuseppe ?Nino? farina chegou na frente.

Depois da primeira disputa oficial da Fórmula 1, em 1950, quando Juan Manuel Fangio venceu a bordo de um Alfa Romeo 158, houve um intervalo de cinco anos até que o ?circo? passasse a ter suas corridas disputadas ininterruptamente, tendo havido uma corrida de carros de Sports Cars em 1952, quando Vittorio Marzotto ganhou com uma Ferrari 225S.

No ano passado, quando Kimi Raikkonen venceu com seu McLaren, e Nick Heidfeld e Mark Webber completaram a festa do pódio, a Fórmula 1 fez sua 52ª passagem oficial pólo território monegasco.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 28/01 - FASP realizará nesta terça-feira sua primeira reunião de 2003
 28/01 - Massa deve ser anunciado como piloto da Jordan
 23/01 - Sara Sanchez treina em São Paulo
 22/01 - Enquanto rolava a prova em Daytona...
 21/01 - Atualizações sofrerão atraso
 21/01 - Porque é tempo de Mil Milhas LII ? Uma panorâmica dos boxes em 65
 20/01 - Renault foi aos Alpes suíços para mostrar seu novo modelo
 19/01 - A proibição do uso de rádio: um embrulho dentro do pacote
 19/01 - Sara Sanchez fala ao Speed On Line sobre o Biland Challenge
 18/01 - Vasser vai disputar dois campeonatos neste ano
 18/01 - Liberadas verbas adicionais para a Jordan e Minardi
 18/01 - CART anunciou duas provas noturnas
 17/01 - Alonso dominou os treinos desta sexta-feira na Catalunha
 16/01 - Integrantes da Jordan elogiaram o ?pacotão? anunciado pela FIA
 16/01 - Não exitem tetracampeões na história da Mil Milhas
 16/01 - Burti vai continuar como ?Test Driver? da Ferrari
 15/01 - FIA anunciou um ?pacotão? para conter os custos
 15/01 - McLaren deixou a concorrência para trás nos treinos em Barcelona
 15/01 - Porque é tempo de Mil Milhas XL ? Hoffmann e Dias Ribeiro juntos em 73
 15/01 - Apresentada a nova marca do certame da F-CART

... 678 679 680 681 682 683 684 685 686 687 688 689 690 691 692 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados