Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Átila Abreu aprova novidades para a temporada de 2010
Quarta-feira, 21 de Outubro de 2009
 
Nas vésperas da abertura da Mobil Superfinal que vai apontar seu campeão, a Copa Nextel Stock Car anunciou um pacote de novidade para o ano que vem. A reformulação que começou há dois anos com a introdução dos pneus Goodyear e continuou nesta temporada com os novos e modernos chassis e câmbio, se completa em 2010 com um motor mais potente e moderno, injeção e aceleração eletrônica, novo sistema push-to-pass e uso de etanol como combustível.

“Isso mostra a constante evolução da categoria, que já é a mais importante do automobilismo brasileiro e segue sempre em busca da modernidade. É mais um passo para que ela fique cada vez melhor”, afirma o sorocabano Átila Abreu (Agecom/3M/Zinco Jeans Wear/Roca Cesta Básica/Arroz Alibabá/Sascar/Colonial Rodas), quarto colocado no campeonato e um dos fortes candidatos ao título desta temporada.

O novo motor é mais leve, feito de bloco de alumínio, pesando apenas 170 kg. Com 520 cv (contra os 480 atuais) de potência e 71 kgfm de torque, os Stock Car devem alcançar velocidades de até 265 km/h, contra os 253 km/h atuais. “Esse novo motor vem a somar. Vamos ter que nos adaptar, pois o peso menor e a maior potência muda o acerto e o equilíbrio do carro, mas vejo essa mudança com bons olhos”, conta Átila. Outras tecnologias implantadas são a injeção eletrônica, deixando o carburador de lado, e o acelerador eletrônico, dispensando o uso de fios e cabos.

A ajudinha na hora de uma ultrapassagem também vai mudar com o novo dispositivo push-to-pass. Em vez do uso do nitro, os carros serão limitados em 70% na abertura da borboleta de alimentação, e quando o botão for acionado, ela abre completamente, dando ao motor aproximadamente 40 cv a mais de potência. A novidade agora poderá ser usada durante toda a prova, com intervalos de cerca de dois minutos. “É algo diferente, mas se proporcionar mais disputas durante as corridas eu acho que é algo bem legal”, comenta o piloto da AMG Motorsport.

Rumando a caminho da sustentabilidade, a Stock Car passará a utilizar o etanol anidro como combustível. Além de ser uma fonte de energia renovável, o etanol aumenta o desempenho e diminui o calor do novo motor. “Tudo o que for feito para diminuir a poluição e ajudar à manutenção do meio ambiente é válido. Vamos nos adaptar ao uso do etanol, que consome mais, mas é algo muito positivo para uma categoria de vanguarda como a Stock Car”, explica o titular da Agecom/3M/Zinco Jeans Wear/Roca Cesta Básica/Arroz Alibabá/Sascar/Colonial Rodas.

A nona etapa da Copa Nextel, que inicia a briga pelo título da principal categoria do automobilismo brasileiro, acontece neste domingo (25/10), em Curitiba (PR). A TV Globo mostra a corrida ao vivo, a partir das 11h. “Todas essas mudanças serão boas, mas o foco agora é a Superfinal e a briga pelo título. Quando o campeonato acabar em dezembro, vamos pensar nisso”, finaliza Átila.

Visite: www.atila-abreu.com ou www.atila-abreu.com.br
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 28/01 - FASP realizará nesta terça-feira sua primeira reunião de 2003
 28/01 - Massa deve ser anunciado como piloto da Jordan
 23/01 - Sara Sanchez treina em São Paulo
 22/01 - Enquanto rolava a prova em Daytona...
 21/01 - Atualizações sofrerão atraso
 21/01 - Porque é tempo de Mil Milhas LII ? Uma panorâmica dos boxes em 65
 20/01 - Renault foi aos Alpes suíços para mostrar seu novo modelo
 19/01 - A proibição do uso de rádio: um embrulho dentro do pacote
 19/01 - Sara Sanchez fala ao Speed On Line sobre o Biland Challenge
 18/01 - Vasser vai disputar dois campeonatos neste ano
 18/01 - Liberadas verbas adicionais para a Jordan e Minardi
 18/01 - CART anunciou duas provas noturnas
 17/01 - Alonso dominou os treinos desta sexta-feira na Catalunha
 16/01 - Integrantes da Jordan elogiaram o ?pacotão? anunciado pela FIA
 16/01 - Não exitem tetracampeões na história da Mil Milhas
 16/01 - Burti vai continuar como ?Test Driver? da Ferrari
 15/01 - FIA anunciou um ?pacotão? para conter os custos
 15/01 - McLaren deixou a concorrência para trás nos treinos em Barcelona
 15/01 - Porque é tempo de Mil Milhas XL ? Hoffmann e Dias Ribeiro juntos em 73
 15/01 - Apresentada a nova marca do certame da F-CART

... 678 679 680 681 682 683 684 685 686 687 688 689 690 691 692 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados