Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Zanardi teve ambas as pernas amputadas
Domingo, 16 de Setembro de 2001
 
O italiano Alessandro Zanardi, piloto da equipe Mo Nunn que teve seu carro atingido em cheio pelo do canadense Alex Tagliani nas voltas finais da "American Memorium", prova que a Fórmula CART/FedEx disputou no sábado no Eurospeedway, na Alemanha, teve ambas as pernas amputadas pelos médicos do Berlin-Marzahn Hospital, para onde foi transportado através de helicóptero imediatamente após o acidente.

Zanardi, que liderava a competição, rodou, e no instante em que voltou para a pista teve seu carro colhido pelo de Tagliani, que corre pela equipe Forsythe.

Também o canadense foi removido para o Hospital por helicóptero, mas os médicos não constataram nenhuma fratura. Tagliani, porém, deverá ficar internado por 24 a 48 horas, em observação. No caso de Zanardi, que após a cirurgia que durou cerca de 3 horas foi removido para a Unidade de Terapia Intensiva, os médicos não fizeram nenhum prognóstico quanto ao período total de internação, já que além das pernas, também a bacia foi atingida, e a tomografia acusou um coágulo na cabeça do piloto.

Italiano disputou 66 provas, e conquistou dois títulos da categoria

Alessandro Zanardi, de 34 anos ? nasceu em Bolonha, na Itália, no dia 23 de outubro de 1966 ? começou a correr na Fórmula CART/FedEx na temporada de 1996, vindo da Fórmula 1.

Já em seu primeiro ano na categoria baseada nos Estados Unidos, Zanardi mostrou ter talento, conquistando o título de melhor estreante. Em 1997 marcou o recorde de pole positions consecutivas, saindo seis vezes na frente. Foi naquele ano também que arrebatou seu primeiro título, depois de vencer as provas disputadas em Long Beach, Cleveland, Michigan, Mid-Ohio e Road America.

O bicampeonato veio apenas um ano mais tarde, em 1998, quando, defendendo a mesma equipe Chip Ganassi pela qual havia corrido na temporada anterior, faturou o status de melhor do ano quatro provas antes do encerramento da temporada. Até o acidente do sábado, Zanardi disputou 66 corridas, conquistando o topo do pódio em 15 oportunidades, e a pole position em 10.

Na Fórmula 1, foram 44 GPs

A Fórmula 1 foi intercalada com a CART/FedEx na carreira de Zanardi. Foi através do "circo" que o italiano estreou em categorias top do automobilismo, disputando 25 corridas, as primeiras três pela equipe Jordan, em 1991. Em 92 foram mais três provas, desta vez pela Minardi. Antes de sua primeira participação na categoria sediada nos Estados Unidos, Alessandro correu pela Lotus, nas temporadas de 1993 e 94.

Depois dos dois títulos em solo norte-americano, Alex voltou para a Fórmula 1, onde disputou mais 16 Grandes Prêmios na temporada de 1999, defendendo as cores da Williams.

Depois de ficar afastado das corridas por um ano, o italiano retornou à Fórmula CART/FedEx, no início deste ano.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 28/01 - Citroën monopolizou a festa na abertura do Mundial
 28/01 - FASP realizará nesta terça-feira sua primeira reunião de 2003
 28/01 - Massa deve ser anunciado como piloto da Jordan
 23/01 - Sara Sanchez treina em São Paulo
 22/01 - Enquanto rolava a prova em Daytona...
 21/01 - Atualizações sofrerão atraso
 21/01 - Porque é tempo de Mil Milhas LII ? Uma panorâmica dos boxes em 65
 20/01 - Renault foi aos Alpes suíços para mostrar seu novo modelo
 19/01 - A proibição do uso de rádio: um embrulho dentro do pacote
 19/01 - Sara Sanchez fala ao Speed On Line sobre o Biland Challenge
 18/01 - Vasser vai disputar dois campeonatos neste ano
 18/01 - Liberadas verbas adicionais para a Jordan e Minardi
 18/01 - CART anunciou duas provas noturnas
 17/01 - Alonso dominou os treinos desta sexta-feira na Catalunha
 16/01 - Integrantes da Jordan elogiaram o ?pacotão? anunciado pela FIA
 16/01 - Não exitem tetracampeões na história da Mil Milhas
 16/01 - Burti vai continuar como ?Test Driver? da Ferrari
 15/01 - FIA anunciou um ?pacotão? para conter os custos
 15/01 - McLaren deixou a concorrência para trás nos treinos em Barcelona
 15/01 - Porque é tempo de Mil Milhas XL ? Hoffmann e Dias Ribeiro juntos em 73

... 678 679 680 681 682 683 684 685 686 687 688 689 690 691 692 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados