Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 15/01 - Apresentada a nova marca do certame da F-CART
 15/01 - O ?EJ13? entrou na pista pela primeira vez
 15/01 - E a Arrows quebrou
 15/01 - Montoya no primeiro. E um novo recorde para Coulthard no segundo dia
 14/01 - O carro, e até o nome da equipe são novidades na BAR
 13/01 - Alesi vira instrutor de jovens pilotos franceses
 12/01 - Saiba como foi a semana de testes do ?circo?
 10/01 - Pilotos sem carros. Carros sem pilotos ? Um Fórum ao seu dispor
 10/01 - Lausitzring retorna à programação, e calendário passa a ter 20 provas
 10/01 - F-CART terá transmissão da RedeTV!, diz site
 10/01 - Di Grassi vai disputar o Sul-americano pela Avallone
 09/01 - Confira a formação do ?circo? para 2003
 09/01 - Minardi confirma a contratação de Verstappen
 09/01 - FIA e Ferrari devem se encontrar na próxima semana
 08/01 - Verstappen pode ser o piloto do segundo carro da Minardi
 08/01 - ?Pesadões? vão usar apenas o circuito da mais famosa prova do mundo
 08/01 - Zonta será ?Test Driver? do time japonês
 08/01 - BAR será a próxima equipe a apresentar seu modelo
 08/01 - Apresentado o novo carro da Toyota
 08/01 - Dois ex-pilotos da Audi vão disputar a ?24 Horas? pela Bentley

... 679 680 681 682 683 684 685 686 687 688 689 690 691 692 693 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados