Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Cantelli Jr. troca Brasil por Europa
Terça-feira, 08 de Agosto de 2006
 
E mais um piloto brasileiro iniciou sua carreira no exterior. Depois de fazer bonito no Brasileiro de Fórmula Renault, onde até a metade do campeonato ocupava a quinta colocação, Claudio Cantelli Jr. disputou no último final de semana, em um dos templos do automobilismo mundial, Nurburgring, sua prova de estréia na Europa.

Cantelli Jr., competindo pela equipe Graff, disputou a quarta rodada dupla do Campeonato de Fórmula Renault Européia, a Euro Cup, e voltou para o Brasil extremamente satisfeito. ?Competi em duas provas, com grid de 39 pilotos de altíssimo nível. Consegui, mesmo enfrentando problemas, completar as duas provas, meu principal objetivo para a estréia, e saí muito satisfeito?, avaliou Cantelli Jr.

Depois de treinar apenas 20 minutos em pista seca ? o segundo treino, de 30 minutos, foi com pista molhada ? Cantelli Jr. foi direto para a tomada de tempos, ainda buscando adaptação ao circuito, e obteve a 27ª posição no grid de largada para as duas provas. ?Já aí fiquei bastante contente. Atrás de mim ficaram 12 pilotos que certamente eram mais experientes do que eu na categoria?, contou o piloto paranaense.

Na largada da primeira prova, Cantelli Jr. ganhou quatro posições, mas na segunda volta foi atingido por um concorrente e acabou perdendo o aerofólio traseiro. Com isto, passou a ?virar? cerca de 1,5 segundos mais lento que o líder da competição. Mesmo assim, correu 12 voltas desta maneira e terminou a prova na frente de três pilotos com aerofólio. ?Nurburgring é uma pista de altíssima velocidade e andar sem o aerofólio traseiro é um prejuízo muito grande. Mas mesmo assim consegui me manter na pista e terminar a prova?, disse o piloto da Agrícola Cantelli.

A segunda prova foi marcada por problemas de embreagem no carro do piloto brasileiro, que se refletiram em dificuldades na retomada da velocidade. A prova foi bastante disputada, com poucos abandonos, e Cantelli Jr., ressentindo-se dos problemas na embreagem e no acerto do carro, não conseguiu recuperar posições.

Ao fim das duas provas, vencidas pelo português Filipe Albuquerque, Cantelli Jr. terminou em 30º e 28º, respectivamente. O resultado na pista, porém, não refletiu a satisfação do piloto brasileiro. ?Aprendi mais um pouco a respeito de disputas de posição e também a reação de um pneu Michelin, já que no Brasil só se usa Pirelli. O nível dos pilotos que competem na Renault européia é altíssimo, muitos campeões do kartismo europeu estão lá, por isto acho que tenho muitos motivos para comemorar. A categoria é recheada de ?tubarões? e é uma das mais difíceis e competitivas do automobilismo europeu?, contabilizou Cantelli Jr. ?É para ela que os pilotos da Europa migram quando saem do kart e todos sabemos que o kartismo europeu é disputadíssimo. Estou muito feliz mesmo, acho que foi uma vitória?, comemorou.

A partir de agora, Cantelli Jr. trabalha para viabilizar sua participação nas três últimas etapas da competição, que serão disputadas na Inglaterra, França e Espanha. ?Faltam alguns poucos detalhes, mas espero estar lá. O principal objetivo é ganhar experiência, para fazer um bom campeonato em 2007?, finalizou.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 06/01 - Campeonato Brasileiro começará em Goiânia
 06/01 - Certame Europeu dos ?pesadões? vai terminar com prova de 24 Horas
 05/01 - Renault continua a investir pesado no automobilismo
 05/01 - Uma vaga a menos no ?circo?
 04/01 - Uma história de 46 anos, e quatro traçados
 03/01 - F-3 Sul-americana: certame terá três eventos conjuntos com a Stock Car
 03/01 - Wilson passa bastante tempo diante da telinha
 03/01 - Testes pré-temporada vão acontecer de 4 a 6 de fevereiro
 02/01 - Williams anuncia para o final de janeiro o lançamento do novo modelo
 31/12 - Testes deixaram Coulthard otimista
 30/12 - Porque é tempo de Mil Milhas IV ? A vibração de Christófaro
 30/12 - Agora, Prost está interessado na NASCAR
 30/12 - ?Shakedown? está completando seu primeiro ano
 30/12 - Porque é tempo de Mil Milhas II ? Na Força bruta
 29/12 - Andersson explicou os motivos da troca de pilotos
 29/12 - Schumacher é o terceiro desportista em seu país
 29/12 - Jorge vai correr na Europa em 2003
 28/12 - Toyota será a primeira equipe a lançar seu modelo 2003
 27/12 - Falta de investimentos faz Ress deixar seu cargo na Sauber
 27/12 - Gillan vê semelhanças entre equipamentos de seu antigo e atual trabalho

... 680 681 682 683 684 685 686 687 688 689 690 691 692 693 694 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados