Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Rondet: francês com sotaque brasileiro, ou brasileiro com sotaque francês?
Quarta-feira, 01 de Agosto de 2001
 
Nicolas Rondet, piloto que está na liderança do Campeonato Norte-americano da Fórmula Barber Dodge Pro, nasceu na cidade francesa de Melle, mas ainda pequeno veio morar no Brasil, terra adotada anos antes por seus pais.

Filho de franceses naturalizados brasileiros, e com irmãos que nasceram em nosso país, Nicolas manteve-se na condição de franco-brasileiro até às vésperas de completar 18 anos, quando optou pela adoção da cidadania francesa. Ele explica: ?Como as leis brasileiras impedem a dupla cidadania, optei pela francesa, já que assim tive direito ao passaporte europeu, e não precisei cumprir a obrigatoriedade de servir o exército?, conta.

Apesar da opção, Nicolas, que disputou parte da temporada de 1989 e toda a de 1990 do Campeonato paulista da Fórmula Alpie, conta que se sente um brasileiro. ?Eu me sinto como se tivesse nascido no Brasil, gosto muito desse país, tanto que me inscrevi como brasileiro na temporada de 1997, quando estreei na Fórmula Dodge?, relembra.

Quanto ao fato de estar disputando o atual certame como representante da França, Nicolas esclarece: ?No início da temporada me perguntaram se me incomodaria de ser inscrito como o único francês na Fórmula Barber Dodge Pro, e eu não me opus?, relata.

Vem ai a prova preferida do piloto

Depois de ter vencido duas corridas no certame da Fórmula Barber Dodge Pro ? a última delas no último final de semana, no oval curto de Chicago, onde ampliou sua liderança na tabela de classificação ? Rondet contou que aguarda com expectativa as três provas que serão disputadas até o encerramento do certame, especialmente a próxima, que está marcada para o dia 16 de agosto. O piloto disse: ?Gosto demais da pista de Elkhart Lake, e tenho um bom acerto do carro para ela?, adiantou.

Rondet destacou que a penúltima disputa do ano é para ele uma incógnita em termos de possibilidades: ?na corrida em Vancouver, não sei o que vai dar?, disse, frisando que a última rodada do certame ? marcada para o dia 14 de outubro - vai acontecer numa pista que gosta demais e onde costuma alcançar bons resultados. ?o Laguna Seca Raceway é onde me sinto em casa?, conta.

O piloto admitiu que não conseguiu achar os acertos ideais para seu monoposto na parte inicial do certame, onde a maior parte das disputas aconteceu em circuitos de rua. ?Mas quando começamos a correr em ovais a história mudou?, festejou Nicolas, que aponta como seus principais rivais na briga pelo título o norte-americano Matt Plumb e o holandês Sepp Koster.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 06/01 - Toyota pega a contra-mão na Fórmula 1
 06/01 - Campeonato Brasileiro começará em Goiânia
 06/01 - Certame Europeu dos ?pesadões? vai terminar com prova de 24 Horas
 05/01 - Renault continua a investir pesado no automobilismo
 05/01 - Uma vaga a menos no ?circo?
 04/01 - Uma história de 46 anos, e quatro traçados
 03/01 - F-3 Sul-americana: certame terá três eventos conjuntos com a Stock Car
 03/01 - Wilson passa bastante tempo diante da telinha
 03/01 - Testes pré-temporada vão acontecer de 4 a 6 de fevereiro
 02/01 - Williams anuncia para o final de janeiro o lançamento do novo modelo
 31/12 - Testes deixaram Coulthard otimista
 30/12 - Porque é tempo de Mil Milhas IV ? A vibração de Christófaro
 30/12 - Agora, Prost está interessado na NASCAR
 30/12 - ?Shakedown? está completando seu primeiro ano
 30/12 - Porque é tempo de Mil Milhas II ? Na Força bruta
 29/12 - Andersson explicou os motivos da troca de pilotos
 29/12 - Schumacher é o terceiro desportista em seu país
 29/12 - Jorge vai correr na Europa em 2003
 28/12 - Toyota será a primeira equipe a lançar seu modelo 2003
 27/12 - Falta de investimentos faz Ress deixar seu cargo na Sauber

... 680 681 682 683 684 685 686 687 688 689 690 691 692 693 694 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados