Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Se há crise, ninguém contou para eles
Domingo, 03 de Fevereiro de 2002
 
Se realmente a economia norte-americana teve aprofundada sua crise depois dos ataques terroristas de 11 de setembro do ano passado, ninguém contou isto aos promotores do certame Winston Cup da NASCAR, a Stock Car da Terra de Tio Sam.

A categoria que desperta a paixão de dez entre dez amantes dos esportes motorizados da terra dos Estados Unidos têm programadas para esta temporada nada menos que 39 corridas, quase todas em circuitos ovais.

Exatamente em função da paixão que os torcedores alimentam pela categoria, sempre lotando as arquibancadas, os gênios do Marketing que trabalham em sua gestão conseguem a proeza de ter corridas patrocinadas pela Pepsi, e realizar uma prova de 600 milhas com o apoio da concorrente Coca-Cola.

A colocação de cotas para empresas concorrentes num mesmo segmento de mercado acontece também no ramo de auto peças e veículos. Nas auto-peças a NAPA e a Checker Auto Parts são patrocinadoras de provas, enquanto entre as montadoras existem corridas patrocinadas pela Daimler-Chrysler e pela GM.

Do mix de empresas que despejam seus Dólares nas corridas, há ainda os cigarros Winston (como "Title Sponsor" ), o energético Gatorade, a cerveja Budwiser, e, entre outras, a Goodyear, fornecedora exclusiva de pneus para a categoria.

Milhares de Dólares em prêmios

Seguindo a filosofia norte-americana do "vamos todos ganhar bem" (que infelizmente demorará bastante, se é que um dia surgirá no automobilismo brasileiro), os promotores da NASCAR Winston Cup dividem o bolo arrecadado com os pilotos, as equipes, e até mesmo com os funcionários dos times.

Apenas para que se tenha uma idéia de o quanto é distribuído, vejamos o que aconteceu com os 6 principais colocados na classificação final do certame 2001: Jeff Gordon, o campeão com 5112 pontos, arrecadou em prêmios US$ 6.436 milhões; Tony Stewart, o vice com 4763 pontos engordou sua conta bancária em US$ 3.493.040 milhões, enquanto o 3º colocado da classificação final, Sterling Marlin (que marcou 4741 pontos), embolsou US$ 3.361.660. Somando-se os prêmios pagos a Ricky Rudd, Dale Jarrett e Bobby Labonte, respectivamente ocupantes do 4º ao 6ª lugares do quadro de pontos, o montante atingido foi de nada modestos US$ 26.015.120 milhões.

No montante acima foram considerados apenas os 6 melhores do ano passado. Se considerados os prêmios pagos aos 70 pilotos que participaram das provas da Winston Cup no ano passado, as cifras tomam proporções ainda mais astronômicas.

Temporada começa no próximo final de semana

Os fãs do automobilismo da Terra de Tio Sam vão começar a matar saudades do ronco dos motores de diversas marcas que equipam os carros da NASCAR Winston Cup na próxima semana, quando o Daytona International Speedway recebe o "circo" para o "Budweiser Shootout". No dia 14 de fevereiro, desta vez com o patrocínio do energético Gatorade, acontece a prova de 125 milhas, um evento que define as posições de largada para a "Daytona 500", corrida que acontece uma semana depois. Foi na edição do ano passado da 500 Milhas de Daytona que morreu Dale Earnhardt, um dos astros que a categoria revelou.

Clique aqui para conferir a programação da NASCAR Winton Cup para 2002.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 06/01 - Toyota pega a contra-mão na Fórmula 1
 06/01 - Campeonato Brasileiro começará em Goiânia
 06/01 - Certame Europeu dos ?pesadões? vai terminar com prova de 24 Horas
 05/01 - Renault continua a investir pesado no automobilismo
 05/01 - Uma vaga a menos no ?circo?
 04/01 - Uma história de 46 anos, e quatro traçados
 03/01 - F-3 Sul-americana: certame terá três eventos conjuntos com a Stock Car
 03/01 - Wilson passa bastante tempo diante da telinha
 03/01 - Testes pré-temporada vão acontecer de 4 a 6 de fevereiro
 02/01 - Williams anuncia para o final de janeiro o lançamento do novo modelo
 31/12 - Testes deixaram Coulthard otimista
 30/12 - Porque é tempo de Mil Milhas IV ? A vibração de Christófaro
 30/12 - Agora, Prost está interessado na NASCAR
 30/12 - ?Shakedown? está completando seu primeiro ano
 30/12 - Porque é tempo de Mil Milhas II ? Na Força bruta
 29/12 - Andersson explicou os motivos da troca de pilotos
 29/12 - Schumacher é o terceiro desportista em seu país
 29/12 - Jorge vai correr na Europa em 2003
 28/12 - Toyota será a primeira equipe a lançar seu modelo 2003
 27/12 - Falta de investimentos faz Ress deixar seu cargo na Sauber

... 680 681 682 683 684 685 686 687 688 689 690 691 692 693 694 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados