Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Ecclestone falou sobre as novas regras do ?circo?
Quinta-feira, 04 de Março de 2004
 
Falando à rede britânica ´BBC´, o todo-poderoso presidente da Formel One Administration Bernie Ecclestone disse que as mudanças nas regras para a temporada da Fórmula 1 que começa neste final de semana foram feitas no sentido de corrigir algumas distorções que haviam no regulamento que valeu no ano passado.

?Nós sempre estamos mudando, e tentando melhorar o tempo todo, sempre esperando que quando cometermos erros sejamos homens o bastante para admiti-los e corrigi-los em seguida", falou o britânico.

O novo pacote de regulamentações do ?circo? aboliu os treinos extras que eram realizados às sextas-feiras pela manhã, mas permite que os times piores colocados na classificação tenham um terceiro bólido nos treinos das sextas-feiras, desde que estes sejam conduzidos por pilotos que não tenham disputado mais de seis GPs nos últimos dois anos.

Como para esta primeira disputa da temporada não há outro parâmetro, vão ter direito a mais um carro no traçado as equipes piores colocadas em 2003, que foram a BAR, Sauber, Jaguar, Toyota, Jordan e Minardi.

A maneira de disputa das classificatórias também vai mudar, já que agora os grids serão definidos com duas voltas lançadas, uma em cada sessão de 45 minutos realizadas nas tardes dos sábados.

Na primeira sessão, os tempos servirão como parâmetro para, a partir da ordem inversa, definir a seqüência de entrada dos carros na pista na segunda classificatória, estando estabelecido que o aborto da volta lançada na primeira excluirá o piloto do giro lançado a que teria direito no segundo treino classificatório, depois do qual os carros ? a exemplo do que acontecia em 2003 ? seguem para o Parque fechado, e só saem de lá em direção ao grid.

Para reduzir os custos, o novo regulamento permite o uso de um único motor durante todo o final de semana, sendo que a necessidade de troca de um propulsor fará com que o piloto perca dez colocações no grid, e, caso seja necessário realizar uma segunda instalação, o carro irá para o final da formação para a largada.

Ainda no aspecto técnico, o câmbio automático foi abolido, e agora as mudanças de marcha serão feitas através de alavancas nos carros que não terão mais os dispositivos de controle de largada, mas ainda podem contar com a tração controlada eletronicamente.

Já na parte desportiva, a velocidade nas áreas de boxes subiu de 80 para 100 quilômetros por hora, exceção feita apenas ao GP de Mônaco, onde nenhum carro poderá circular na área de serviços acima dos 60 km/h.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 12/12 - De Conto fatura a última etapa da Junior, Sarkis é Campeão.
 12/12 - Três vão brigar pela 3ª posição na tabela final da Espron
 12/12 - IC Sudam - Vamos terminar o campeonato?
 12/12 - Empate vai fazer incendiar a rodada dupla final da Turismo ?N?
 12/12 - Comparativo do número de pilotos de 1997 a 2002
 12/12 - Comparativo dos títulos conquistados entre 1997 e 2002
 12/12 - Comparativo dos totais de melhores voltas de 1998 a 2002
 12/12 - Comparativo dos totais de Pole positions de 1998 a 2002
 12/12 - Comparativo dos totais de vitórias de 1997 a 2002
 12/12 - Provas do final de semana fizeram crescer a lista de ?estrangeiros?
 12/12 - Mais dois, e a temporada termina com 12 títulos conquistados
 11/12 - Super Megane será uma das novidades do automobilismo brasileiro
 11/12 - Nathan Silva fatura a 11ª etapa da Junior Menor
 11/12 - Fernandez e Suzuki criam mais um time da F-Indy
 11/12 - Piso molhado, e os títulos para Bürger e Mello Pimenta na DTM Pick Up
 11/12 - Uma passagem pelo ambulatório. E o título para Vitte na DTM Turismo
 11/12 - Cadete - Apezzatto fatura a prova e o título
 11/12 - Biland Chalenge - Brasil faz o 1º campeão mundial
 10/12 - Paulista Light de Kart - resultados completos
 10/12 - Copa Gerdau - etapa de encerramento define campeões

... 684 685 686 687 688 689 690 691 692 693 694 695 696 697 698 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados