Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Sonho de Fórmula 1: Dallara e Lola salvaram-se; Reynard faliu
Terça-feira, 31 de Agosto de 2004
 
O sonho de fazer sucesso na Fórmula 1 já levou a falência algumas construtoras de chassis que sempre se saíram bem em categorias como Fórmula 3, Fórmula 3000 e até mesmo produzindo protótipos. A própria Dallara, que agora volta a ter interesse na principal categoria do automobilismo mundial passou por dificuldades no período em que esteve junto com a Scuderia Italia entre 1988 e 1992.

?Decidimos não investir muito dinheiro na Fórmula 1. Eu dei a eles todo o suporte técnico, pessoal e intelectual. Posso dizer que usamos apenas 30% de nossas capacidades e mesmo assim foi uma situação difícil de controlar?, lembra-se Giampaolo Dallara, fundador da empresa que hoje atua com sucesso na Fórmula Indy, Fórmula 3 e World Series By Nissan.

Em 1999, a empresa voltou a tentar estrear na Fórmula 1 onde construiu, a pedido da Honda, um monoposto completamente novo. O projeto não foi a frente devido a morte do projetista Harvey Postlethwaite e a montadora japonesa decidiu retornar à categoria apenas como fornecedora de motores.

Quem quase sucumbiu nessa idéia foi a Lola, que em 1997 investiu todo seu potencial num carro que sequer conseguiu classificar-se para a primeira corrida daquela temporada, com os pilotos Vicenzo Sospiri e Ricardo Rosset. O resultado foi tão ruim que a principal patrocinador, a Mastercard, pulou do barco antes que ele afundasse.

As dívidas foram tantas e o retorno tão pouco que o fundador da companhia Eric Broadley foi forçado a vende-la para o irlandês Martin Birrane, que fez uma reformulação completa em toda sua estrutura e recolocou a Lola no caminho de vitórias e conquistas.

Melhor sorte não teve a Reynard, cujo fundador ? Adrian Reynard ? sempre quis fazer sucesso na Fórmula 1. A empresa chegou a participar do projeto do Benetton B192 (onde inclusive vendeu sua fábrica em Enstone para a equipe) e do carro usado pela Pacific em 1994. Já nessa tentativa, quase foi a falência mas foram salvos pelo sucesso na Fórmula 3000 e Fórmula CART, onde apareceu muito bem.

Ainda sem abandonar o sonho, Adrian Reynard associou-se a British American Racing, onde tinha 15% das ações da equipe. Com um carro ruim, a empresa nunca mais conseguiu se estabelecer de mais um prejuízo e acabou fechando as portas em 2002, sendo forçada a vender seu espólio para Derrick Walker e Don Panoz.

Resta saber se a Dallara conseguirá sair ilesa dessa nova tentativa de fazer um carro de sucesso na principal categoria do automobilismo mundial.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 10/12 - Wilson testou o novo motor. Ricardo Sperafico foi o mais rápido
 10/12 - Uma vitória, e Campos assegurou seu segundo título na Pick Up Racing
 10/12 - Definidos os campeões do automobilismo carioca em 2002
 09/12 - Piquet foi desclassificado da corrida final da F-3
 09/12 - Sara Sanchez é consagrada como bi-camapeã em premiação no Uruguai
 08/12 - Formula Super Nissan realiza testes coletivos nesta segunda
 08/12 - F-Super Nissan - Justin Wilson vence a segunda
 08/12 - F-Super Nissan - Franck Montagny fatura a primeira prova
 08/12 - Rodada de encerramento não mudou nada nas quatro categorias do certame
 08/12 - Veja o resultado completo da corrida em Viamão
 08/12 - Confira os 10 primeiros da classificação geral em Tarumã
 08/12 - Medeiros venceu na despedida de Piquet
 08/12 - Domínio de Karthikeyan no aquecimento em Interlagos
 08/12 - Piquet dominou o Warm Up em Brasília
 08/12 - Varela/Fabre são os campeões na geral do Brasileiro de Cross Country
 07/12 - Vianna marcou sua segunda pole consecutiva na Pick Up Racing
 07/12 - Pela 16ª vez, Piquet marcou a pole position da F-3
 07/12 - F-Super Nissan - veja como ficou o grid para a segunda prova em São Paulo
 07/12 - Mais uma vez Campos
 07/12 - Outra pole para Zonta em Interlagos

... 685 686 687 688 689 690 691 692 693 694 695 696 697 698 699 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados