Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mário Haberfeld treinou com a Walker em Firebird
Quarta-feira, 25 de Setembro de 2002
 
Bastou um dia para que o brasileiro Mario Haberfeld admita a possibilidade de se transferir para o automobilismo norte-americano. Mesmo sem conhecer o circuito de Firebird, um sinuoso traçado no Arizona, o piloto de São Paulo pôde comparar o Reynard-Toyota com o Lola-Zytek que usou na última edição do Campeonato Internacional de Fórmula 3000. E não esconde sua preferência pelo carro da equipe Walker, pela qual o atual bicampeão Gil de Ferran correu até se transferir para a Penske, onde venceu os dois últimos campeonatos da categoria.

?Dei mais de 120 voltas e já tenho uma idéia clara das diferenças entre os dois tipos de carro. Sem contar a diferença de potência, já que o motor Toyota tem praticamente o dobro do Zytek da F-3000, o câmbio e os freios são muito mais eficientes. Em compensação, o desgaste dos pneus é muito maior, mesmo sendo feitos com compostos bem mais duros. Foi apenas o meu primeiro teste e achei que foi muito positivo. Os engenheiros me pediram para verificar as regulagens dos amortecedores e o funcionamento de umas asas novas, acertos diferentes de suspensões e principalmente algumas mudanças feitas na carroceria para melhorar a refrigeração para a corrida do México, que deve ser debaixo de um calor brutal, igual ao que estava fazendo aqui", relatou Haberfeld.

Além do escocês Derrick Walker, estava presente o engenheiro Steve Newey, ambos com passagens pela Fórmula 1. Walker trabalhou na Brabham no início dos anos 70 e Newey na Arrows no final dos anos 80. Walker, que também já teve Christian Fittipaldi em sua equipe, comparou Haberfeld a de Ferran: "Os dois têm o mesmo estilo suave de pilotar". Para Newey, o que mais chamou atenção foi o detalhamento e a qualidade das informações: "Ele acusou todas as mudanças que fizemos e ainda sugeriu algumas que já estavam nos nossos planos. Pelo que vi neste primeiro contato, Mario já está pronto para passar para os carros de alta potência", comentou.

O piloto brasileiro também ficou muito satisfeito. "Gostei muito e já estou pensando em correr na F-Mundial no ano que vem com essa mesma equipe. Todos aqui são muito experientes e tudo que os engenheiros quiseram experimentar deu certo. Ainda tenho um dia de teste e vou tentar melhorar meus tempos. O Tora Takagi virou 47s1 aqui em março, eu fiz 49 duro. O Derrick e o Steve disseram que a diferença foi porque usei um motor mais fraco, os pneus eram bem mais duros e o dia estava muito mais quente. Pela telemetria, o Tora só foi mais rápido que eu em uma curva. A grande diferença foi na reta, onde a menor potência me fez tomar um tempão", finalizou Haberfeld.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 10/12 - Copa Gerdau - etapa de encerramento define campeões
 10/12 - Wilson testou o novo motor. Ricardo Sperafico foi o mais rápido
 10/12 - Uma vitória, e Campos assegurou seu segundo título na Pick Up Racing
 10/12 - Definidos os campeões do automobilismo carioca em 2002
 09/12 - Piquet foi desclassificado da corrida final da F-3
 09/12 - Sara Sanchez é consagrada como bi-camapeã em premiação no Uruguai
 08/12 - Formula Super Nissan realiza testes coletivos nesta segunda
 08/12 - F-Super Nissan - Justin Wilson vence a segunda
 08/12 - F-Super Nissan - Franck Montagny fatura a primeira prova
 08/12 - Rodada de encerramento não mudou nada nas quatro categorias do certame
 08/12 - Veja o resultado completo da corrida em Viamão
 08/12 - Confira os 10 primeiros da classificação geral em Tarumã
 08/12 - Medeiros venceu na despedida de Piquet
 08/12 - Domínio de Karthikeyan no aquecimento em Interlagos
 08/12 - Piquet dominou o Warm Up em Brasília
 08/12 - Varela/Fabre são os campeões na geral do Brasileiro de Cross Country
 07/12 - Vianna marcou sua segunda pole consecutiva na Pick Up Racing
 07/12 - Pela 16ª vez, Piquet marcou a pole position da F-3
 07/12 - F-Super Nissan - veja como ficou o grid para a segunda prova em São Paulo
 07/12 - Mais uma vez Campos

... 685 686 687 688 689 690 691 692 693 694 695 696 697 698 699 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados